02/02/2020

GALERIA DOS NOTÁVEIS 


145 ANOS DO APELO: 
"OBSERVAÇÕES ENTERRADAS EM UMA GAVETA DE BIRÓ, NÃO SÃO OBSERVAÇÕES"

Este mês de Fevereiro, mais precisamente no dia 17, completamos 145 anos do aniversário de morte do astrônomo alemão Friedrich Wilhelm August Argelander, que faleceu em 1875 aos 75 anos de idade. Argelander, muito conhecido como o "Pai das Variáveis", chegou a deixar um APELO que diz assim:

"O método das observações pode parecer longo, e difícil no papel, mas na prática é muito simples, e tão adaptável a cada um que torna o seu tão legado a própria experiência que inconsciente como er, fica como se fosse essencial. Como se diz em outro canto, vale também aqui: "Um bom começo, é a metade do trabalho", e estou bem convencido que aquele que empreende essas observações por algumas semanas, ficará tão interessado que jamais as deixará. Eu tenho porém um pedido, que é que as observações fiquem conhecidas anualmente. Observações enterradas em uma gaveta de biró, não são observações. Se forem confiadas a mim para redução, ou para serem publicação, eu farei agradecido, e com prazer. Bem como, serei responsável por todas as perguntas com cuidado, e com toda alegria".

Esse APELO de Argelander, não vale apenas para as Estrelas Variáveis. Na verdade, vale para TODOS aqueles que fazem parte das Comissões da U.B.A., inclusive, e evidentemente para esta Comissão Messier-Polman.

Então, façam seus registros, e nos envie periodicamente.

Boas Observações, e um abraço "messpolmeano" à todas (os)

Audemário Prazeres
A.A.P./U.B.A./Comissão Messier-Polman

Nenhum comentário:

Postar um comentário