27/02/2020

PÓS CARNAVAL, QUE TAL OBSERVAR M-50, QUE É UM ATRAENTE AGLOMERADO ABERTO ???

     M-50 encontra-se localizado nos ricos campos estelares de Monoceros, perto da fronteira do Canis Major. Com uma magnitude aparente de 5,9, é visível a olho nu em locais com minima poluição luminosa/atmosférica como uma manchinha nebulosa. Já na observação por instrumentos astronômicos se mostra  como um aglomerado moderadamente denso com um número de estrelas brilhantes chegando a medir cerca da metade do diâmetro aparente da Lua Cheia.

     A constelação de Monoceros fica no equador equatorial, a leste da majestosa constelação de Órion com suas famosas "Três Marias", e ao norte de Canis Major também nas imediações da brilhante estrela Siriús. Não tem erro em achar com essas referências. Vale ressaltar que apesar dele estar em ricos campos de astros da Via Láctea, Monoceros é uma constelação fraca, sem estrelas mais brilhantes que a 4ª magnitude. Conseqüentemente, rastrear o contorno desse agrupamento sombrio requer um pouco de paciência. No entanto, ele contém vários objetos brilhantes e interessantes do céu profundo. Além da M-50, abriga a Nebulosa Rosette (NGC 2237, 2238, 2239 e 2246), Árvores de Natal (NGC 2264) e a Nebulosa Variável de Hubble (NGC 2261) .

     Encontrar  M-50 como já comentei é relativamente fácil onde se pede um pouco de paciência do observador. Comece achando Siriús, que é a estrela mais brilhante no céu noturno, e vá realizando o "escaneamento" em seu entorno. Através de binóculos, o M-50 aparece como uma mancha brilhante e relativamente grande de nebulosidade, com pelo menos 2 ou 3 estrelas visíveis. Já com uma luneta de 80 mm já se mostra com detalhes interessantes onde observamos uma figura em forma de coração contendo uma pitada de estrelas azul-brancas de magnitudes 7 e 8, dentro ao fundo uma névoa visível. Se observar com concentração, verá no extremo sul do aglomerado uma estrela laranja bem distinta que lhe fornece um "charme" especial.

     M-50 é um Messier bonito de se ver, e se tiver fazendo uso de um telescópio de espelho com 6, ou 8 polegadas vais observar pelo menos umas 40 estrelas branco-azuladas e diversas estrelas laranja e amarelas que nos faz lembrar "Caixinha de Jóias" (NGC 4755 em Cruzeiro do Sul). Por fim, M-50 encontra-se a uma distância de 3.200 anos-luz da Terra e tem um diâmetro espacial de 20 anos-luz. Ao todo, contém mais de 100 estrelas, e uma idade estimada em 78 milhões de anos.

VALE MUITO A PENA OBSERVAR ESSE AGLOMERADO ABERTO !!!

BOAS OBSERVAÇÕES, E REGISTROS !!!

Audemário Prazeres
Coordenador da Comissão Clube Messier-Polman
U.B.A. - A.A.P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário