16/03/2020

TÉCNICA OBSERVACIONAL "SALTO DAS ESTRELAS" PARA OS MESSIER !!!

     Pessoal, alguns iniciantes nas observações dos objetos do céu profundo, em especial aos Messier, me perguntaram em off uma dica para melhor otimizarem as suas observações. Pois bem, tentarei expor aqui em palavras um procedimento relativamente simples, onde o treino diário faz com que seja realizado rotineiramente sem dificuldades. Trata-se da técnica observacional "SALTO DAS ESTRELAS". 

     Após você estar ciente das dicas já postadas aqui no Blogger do Clube Messier-Polman de como se preparar para as observações dos Messier, Inclusive, já de posse de um ROTEIRO dos Messier para iniciar a "caça", reserve um tempinho para identificar as constelações em que inicializará suas observações. Porém, procure identificar as estrelas padrões dessas  constelações para ajudá-lo a encontrar os apontamentos para atender o roteiro do seu planejamento. Assim sendo, você já se mostrará apto em iniciar essa técnica observacional simples, e eficaz.

     Essa modalidade observacional é simplesmente você fazer uso de um rastreamento entre as estrelas principais das constelações interligando elas aos locais onde não se tem estrelas brilhantes uma vez nessas áreas se mostram diversos objetos Messier. Essa técnica pode ser feita na observação a olho nu, ou diretamente no campo da ocular do telescópio. ou binóculos

     Encontre o objeto Messier no Mapa estelar ou Stellarium, e procure ao redor uma estrela brilhante. Após achar a estrela brilhante, trace uma rota dela até o Messier contido no seu planejamento observacional. Trata-se de interligar "pontos imaginários" entre as estrelas brilhantes até o Messier observado.

     Com o treino diário de observação, você vai perceber o quanto é mais fácil "caçar" os Messier, e ao mesmo tempo, identificar as constelações de forma memorizada. As estrelas de maiores magnitudes é uma "ferramenta" muito importante como REFERÊNCIA.

Audemário Prazeres
Coordenador
A.A.P./U.B.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário