11/04/2020

O PREENCHIMENTO DA FICHA OBSERVACIONAL DO CLUBE MESSIER-POLMAN

Olá todas (os),

     Chegamos no quarto mês do retorno das atividades do Clube Messier-Polman na U.B.A.. Assim sendo, entendo que eu deva esclarecer os procedimentos de como preencher de maneira padrão a nossa FICHA dos Messier. Como imagino todos os Colaboradoras já estarem com as suas produções observacionais em andamento, faço crer que possíveis preenchimentos fora desse modelo que estou explicando ainda se mostram em tempo de possíveis correções. Apenas devo ressaltar que o preenchimento dos dados na ficha devem ser levados à sério. Pois, irei ser meticuloso na análise de todas as suas anotações onde havendo algum equivoco, o Colaborador será gentilmente solicitado para uma correção, e reenvio posterior da ficha correspondente. Informo também que o Certificado de Grau só será enviado com todas as FICHAS devidamente preenchidas em TODOS os campos mesmo aqueles que apenas nos informe um "traço". Então, no lado esquerdo do Blogger basta clicar na opção que a FICHA se mostrará no formato de figura JPEG, que deve ser imprimida para cada registro de Messier observado. 

De certo modo, ela é relativamente simples o seu preenchimento. A saber: 

Observador:
 É o seu nome.
Objeto Messier: É qual objeto observado.
Entidade: Se faz parte de algum grupo, se não, coloque Clube Messier-Polman
Constelação: é onde se mostra o Messier observado
Hora TL: Tempo Legal (horário oficial de Brasilia). (OUT OF BRAZIL USE UNIVERSAL TIME)
Diploma Grau: Qual o Grau do Certificado que se almeja obter 1º, 2º ou 3º
Data: Dia/Mês/Ano da observação
Localização: Preferencialmente sua Latitude ou Longitude, se não souber, o nome de sua Cidade/Estado.
Nuvens (1 -10): Julgue na pontuação de 1 à 10 genericamente a quantidade de nuvens no momento da observação.
Transparência: Julgue de 1 à 5 como se mostra o contraste/resolução do Firmamento (Você pode fazer uso da Escala de Bortle publicada no mês de Fevereiro (B-1, B-2,B-3, etc.).
Magnitude Aparente: Tente estimar a magnitude do Messier observado não apenas citando as já existentes na forma oficial. Treine em estimar se baseando com outros astros (estrelas ou outros Messier). O objetivo é fortalecer o aprendizado visual nas magnitudes aparentes de forma sempre treinando a "memória dos olhos".
TelescópioCitar caso esteja usando um telescópio, ou binóculo, Se não usa instrumento, citar "a olho nu"
Ocular: Citar o tipo e a D/F em milímetros utilizada para cada Messier
Filtro: Caso faça uso citar qual. Se não usa, colocar um "traço".
Desenhos à mãoJamais é uma arte digna de um desenhista profissional. Entenda um tipo esbouço (rascunho) feito à lápis grafite mostrando a posição do Messier, e as estrelas mais próximas a ele. NÃO SERÁ ACEITO FOTOGRAFIAS. O primeiro disco, o desenho é a visão mostrada em uma ocular de grande campo (baixa potencia), e o outro, o desenho do Messier visto em uma ocular de maior aumento (menor campo). Se utiliza binóculos, ou faz a olho nu, basta desenhar em qualquer um dos discos.
Descrição e Notas: Espaço para comentários outros (se houver). Geralmente este espaço deverá ser mais utilizado para o Colaborador iniciar os trabalhos observacionais do 2º e 3º Grau. Pois, sempre se tem um comentário observacional uma vez esses Messier observados para além do Certificado de 1º Grau exigirem mais dedicação nas observações.

     Quando completar os 30 primeiros registros dos Messier, faz o escaneamento das fichas e envia para o e-mail: astronomiaaap@gmail.com onde irei analisar uma a uma as fichas. estando tudo certo, faço emitir o Certificado de 1º Grau. O Certificado de 2º Grau será emitido quando se obtêm 60 registros, e o Certificado do 3º Grau para os demais Messier da lista de Charles Messier. 

Um abraço MESSPOLMEANO, e boas observações !!!

Audemário Prazeres
Coordenador do Clube Messier-Polman
U.B.A./A.A.P.


Nenhum comentário:

Postar um comentário