14/06/2020

Animação 3D com gases e estrelas
QUAL CONSTELAÇÃO MESSIER DO MÊS ??? 
RESPOSTA: 
ESCUDO

     Uma pequena, mas extraordinária, essa é a Constelação do Escudo ao qual é visível a partir das 18:30h no nascente Leste.

     Essa Constelação fica exprimida entre as seguintes constelações: Sagitário ao Sul; Águia ao Leste; e de Serpente ao Norte. Inclusive, no período atual por volta das 20 horas também no mesmo lado Leste, vemos os planetas Júpiter e Saturno onde podemos aproveitar e colimar a nossa buscadora do nosso instrumento para melhor "caçarmos" os Messier da região.


Rei João III Sobieski da Polônia




     A Constelação Escudo teve esse nome graças ao astrônomo polonês Johannes Hevelius onde no ano de 1684, fez a primeira nomeação chamando-a de "Scutum Sobieski" (Escudo Sobieski), em homenagem a um herói polonês, e depois rei da Polônia, João III.
Astrônomo Johannes Hevelius 

















M.11 "Pato Selvagem"
     Na Constelação do Escudo, temos dois objetos interessantes, ou seja: Messier M.11, e o Messier M.26. 

     O Messier M.11 é um Aglomerado Aberto que merece uma boa observação já que ela possui uma magnitude 6, e tem a curiosidade de ser conhecido como "Pato Selvagem".

     Já o Messier M.26, é também um Aglomerado Aberto, mas com magnitude 8 onde é interessante ser visto por um instrumento seja binóculo ou telescópio.
Aglomerado Aberto M.26 
Desenho preciso de M.11
     Sinceramente, considero o Aglomerado Aberto M-11 "Pato Selvagem" um belo momento de observação de um Messier por ter uma boa concentração de estrelas na forma de uma "ostra", ou "cigarra". Quando observamos com instrumentos de pequeno porte nos mostra como uma "manchinha triangular". Pessoalmente, quando estive pernoitando na cidade de Camalaú (sertão do Cariri paraibano), consegui avistá-lo a olho nu de form muito sutil.

     Mas, no entorno de Escudo temos outros Messier interessantes tais como: M.16 (Nebulosa da Águia); M.17; M.18; M.24; M.25  Vale lembrar que no entorno de alguns desses Messier existem outros objetos do catálogo NGC que não devem ser confundidos com os Messier. Então, fiquem atentos quando for "caçar" por exemplo: M.16 e M.17

Boa observações e principalmente, registros !!!

Audemário Prazeres
Coordenador da Comissão Clube Messier-Polman
A.A.P./U.B.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário