04/07/2020

JULHO: MELHOR MOMENTO PARA "CAÇAR" O MESSIER 75 
É O NOSSO DESTAQUE OBSERVACIONAL !!!

     Teremos ao longo do mês de Julho, uma relativa aproximação do planeta Saturno com o Messier 75. Trata-se da observação de um Messier muito difícil para ser usado um binóculo, e muito importante que você escolha dias do mês sem a interferência da Lua. Afinal, o Messier 75 é um aglomerado globular cerca de 67.500 anos-luz da Terra, próximo à constelação do sul de Sagitário, e cerca de 14.700 anos-luz de distância do centro da nossa galáxia. Dessa forma, é praticamente impossível de ver binóculos, e até em pequenos telescópios. Mas, vale muito à pena em observá-lo pelo trabalho em "caçá-lo", sendo um desafio que muito nos alegra quando o temos no campo da nossa ocular.
     Uma grande curiosidade do Messier M-75, é a sua distância de 67.500 anos-luz. Pois, estamos lidando com o aglomerado globular que se mostra mais distante da Terra onde desperta a atenção em conjecturar ser um tipo de "berçário" de estrelas Variáveis.
M-75, o aglomerado globular mais distante da Terra
DICAS DE COMO OBSERVAR O MESSIER M-75:

     O Messier 75 é uma captura difícil nos binóculos por causa de seu tamanho pequeno e baixo brilho. Então, esse mês de Julho teremos uma referência muito boa para localizá-lo que é o planeta Saturno.
Programa Stellarium, distância em graus de 1° 28' 56.10"

Boas observações, e registro
Audemário Prazeres
Coordenador da Comissão Messier-Polman
A.A.P./U.B.A

2 comentários:

  1. Que desafio, meu amigo! Minha ficha 31 foi com o M75, observado e registrado ontem. Foi muito difícil de localizar, levei bastante tempo, e a visualização foi de uma manchinha bem tênue, assim como as estrelas ao redor. Aproveitei a oportunidade e a paciência que ainda restava (risos) para descer mais um pouco e observar o M30.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente Lucivânia !!! Esse seu registro de M-75 merece muitos aplausos. Muito bom !!!

      Excluir