16/01/2021

BOLETIM OURANOS - ANO L - Nº 2: CENTENÁRIO DE RUBENS DE AZEVEDO, ARTIGOS E IMAGENS DA COMISSÃO MESSIER-POLMAN

O Boletim Ouranos, Boletim Informativo da União Brasileira de Astronomia, Ano L – Número 2 – Solstício de Dezembro/2020 está disponível para acesso no Acervo Astronômico

Na referida edição, o Boletim homenageia um grande nome da Astronomia Brasileira, o Professor Rubens de Azevedo (1921-2008), que estaria completando 100 anos em 2021. Acessando o Boletim, o leitor poderá conferir  na SEÇÃO D artigos de convidados dedicados ao homenageado.

Rubens de Azevedo foi Professor, Astrônomo, Selenógrafo, Geógrafo, Historiador, Escritor, Desenhista, Pintor e Poeta. Foi o criador, em 1947 da primeira associação amadora de astronomia do Brasil, a Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia (SBAA). Em 1948 fundou o primeiro observatório popular brasileiro, o Observatório Popular Flammarion, em Fortaleza (CE), e também, da Sociedade Brasileira de Selenografia, em São Paulo (SP).  Foi um dos Sócios Fundadores da APA – Associação Paraibana de Astronomia, localizada em João Pessoa (PB), fundada em 1967 e também foi Diretor do Observatório Astronômico da Paraíba.

Nessa mesma edição, o Boletim Ouranos traz diversos artigos produzidos pelas Comissões, os quais destacamos três contribuições da Comissão Messier-Polman, quais sejam:

1. A ASTRONOMIA AMADORA OBSERVACIONAL MAIS TECNOLÓGICA, E MAIS POBRE (Pág. 30)

Artigo riquíssimo em informações e dicas pertinentes para a Observação Sistemática na Astronomia, citando a problemática da Poluição LUMINOSA, ATMOSFÉRICA e da PREGUIÇA (sim, da preguiça rsrs vão) e apontando o ASTROTURISMO como uma alternativa viável e até potente, eu diria, não somente no desenvolvimento da Astronomia Observacional, mas também na conscientização das pessoas para a proteção dos nossos céus escuros. Ainda nesse artigo, o Coordenador da Comissão traz dicas valiosas de qual instrumento de observação escolher.  É realmente uma leitura que vale a pena!

2. A DEDICAÇÃO DE UMA ASTRÔNOMA NO MÉRITO DA CERTIFICAÇÃO EM UM GRAU DISTINTO (Pág. 36)

Esse artigo é para aqueles que têm dúvidas e ficam até confusos com as muitas definições encontradas acerca do termo ASTRONÔMO(A) AMADOR(A). Além disso, o artigo traz o meu relato pessoal das observações para o Grau 2, no qual trago várias dicas e estratégias que utilizei antes, durante e depois das observações. 

3. CLUBE MESSIER-POLMAN - REGISTROS DE OBSERVAÇÃO (Pág. 39)

Neste tópico, são apresentadas duas FICHAS DE OBSERVAÇÃO PREENCHIDAS. Se você ainda está em dúvida sobre como preencher a fichas, como fazer o desenho representativo do Messier observado, não deixe de conferir essas produções em tamanho real no Boletim. 



Por fim, o Boletim conta com a contribuição de duas Astrofotografias de minha autoria nas capas das SEÇÕES B e F. Veja numa melhor definição acessando o Boletim.


A Comissão Messier-Polman, como sempre, mantendo seu compromisso de contribuir com o desenvolvimento da Astronomia Observacional! E por isso, seguimos com o nosso apelo, se você gosta da ASTRONOMIA OBSERVACIONAL junte-se à nós! 

Para se tornar Colaborador(a) da Comissão Messier-Polman da U.B.A. basta preencher o FORMULÁRIO DE CADASTRO DE COLABORADORES(AS).


Um abraço e céus limpos! 

 Audemário Prazeres

Coordenador da Comissão Clube Messier-Polman
Coordenador da Comissão Radioastronomia
A.A.P./U.B.A.

Lucivânia Souza

Co-Coordenadora da Comissão Messier-Polman da U.B.A. e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação em Astronomia Rubens de Azevedo (GEPEA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário