O MESSIER 66 É O DESTAQUE DO DIA NO APOD DA NASA
Todos os dias uma imagem é selecionada e postada no site APOD da Nasa, se tornando destaque entre Astrofotógrafos do mundo todo. No dia de hoje a imagem selecionada é da belíssima galáxia Messier 66. Confira a imagem abaixo e, logo em seguida, os créditos e uma breve descrição da mesma.
Crédito da imagem: NASA , ESA , Hubble ; Processamento e direitos autorais: Leo Shatz
Explicação: a grande e bela galáxia espiral Messier 66 fica a apenas 35 milhões de anos-luz de distância . O maravilhoso universo da ilha tem cerca de 100 mil anos-luz de diâmetro, semelhante em tamanho à Via Láctea. Esta visualização de close-up do Telescópio Espacial Hubble reprocessado abrange uma região de cerca de 30.000 anos-luz de largura ao redor do núcleo galáctico. Mostra o disco da galáxia dramaticamente inclinado em relação à nossa linha de visão. Em torno de seu núcleo brilhante, o provável lar de um buraco negro supermassivo, obscurecendo as faixas de poeira e jovens aglomerados de estrelas azuis ao longo de braços espirais pontilhada com o brilho revelador das regiões de formação de estrelas rosadas. Messier 66, também conhecido como NGC 3627, é a mais brilhante das três galáxias do Trigêmeo Leão que interage gravitacionalmente.
Fonte: https://apod.nasa.gov/apod/astropix.html
Que tal observar o M66?? A partir do dia 05/02 você já conseguirá observá-lo sem interferência da Lua. Aproveita a oportunidade e observa também M65 que está localizado bem próximo a ele. Lembrando que o M66 tem magnitude 9.0 e o M65 tem magnitude 9,3, sendo assim, não é possível observá-los a olho nu.
Céus limpos e boas observações!
Audemário Prazeres
Lucivânia Souza
Co-Coordenadora da Comissão Messier-Polman
GEPEA/U.B.A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário