A ROTA 66...
Durante o atual período, sendo mais exato, a partir das 20 horas no lado LESTE em algumas latitudes, avistamos a constelação de Leão com o seu Trigêmeo Leo conhecido por nós da astronomia como "Grupo M-66", que é um pequeno grupo de galáxias espirais "visualmente" próximas uma das outras onde alusivamente as faço denominar a "Rota 66 dos Messier".
Trata-se de um grupo de galáxias não tão fáceis de observação uma vez possuírem magnitudes um pouco elevadas. Talvez, dependendo da qualidade do céu onde o observador esteja talvez seja visível com pequenos binóculos nos mostrando uma manchinha quase apagada na forma oval. Porém, recomendo que sejam observados com telescópios de pequeno e médio porte onde se avista esses Messier em pares.
A dica para melhor observar, é fazer o sentido dessas referencias na "Rota 66", ou seja: Procure avistar primeiro a estrela Chertan que é uma das denominações de Theta Leonis (θ Leo, θ Leonis) que faz parte das patas traseiras da constelação do Leão e, em seguida, desça em direção a Virgem. Essa "Rota 66" muito provavelmente vai fazer chegar em uma das três galáxias. Apenas fique atento no seu preenchimento da Ficha Messier para não reportar o NGC 3628 (galáxia Hambúrguer) como sendo o Messier 65 ou 66.
Aproveite em seu momento de "CAÇA", e teste a sua visão procurando o segundo maior asteroide do Sistema Solar que é Vesta com um diâmetro um pouco mais de 500 Km que se mostra passando na região.
Audemário Prazeres
Coordenador da Comissão Clube Messier-Polman
Coordenador da Comissão Radioastronomia
Coordenador da Comissão Solar
A.A.P./U.B.A.
Lucivânia Souza
Co-coordenadora da Comissão Clube Messier-Polman
GEPEA/U.B.A.
Hoje (05-02-2021) depois de quase 1h no escuro total observando M36,M37 e M38 apontei o meu telescópio( refrator de 70mm F12,9) para essa região, me impressionei por ter conseguido observar rapidamente essa região. Com a pupila bem adaptada e um céu escuro, mesmo um telescópio pequeno é possível se impressionar.
ResponderExcluirPoxa Matias..., espero que esse seu relato sirva de inspiração para outros colaboradores. Pois, muitos se "escondem" no chargão que a "poluição Luminosa" impede nas observações dos objetos do céu profundo, e por vezes, é possível sim desenvolver belos momentos de visada. Um abraço, e continue fazendo seu registros nas fichas para obter a certificação de Grau.
ResponderExcluir