Nossos colaboradores cearenses estão a todo vapor!
Somente nessa semana, é o segundo certificado de "Astrônomo Observacional Amador de 1º Grau" emitido para esse estado maravilhoso!
Relato de conclusão do 1° grau do Clube Messier-Polman:
Felipe Felix do Carmo
Desde adolescente tive curiosidade quanto aos assuntos relacionados à astronomia observacional, porém só adquiri um instrumento para observação em 2020; um binóculo 20x80. Depois de observar alguns objetos do céu, senti falta de uma abordagem sistemática de observação, então encontrei um plano de observação do catálogo Messier para usuários de binóculos e posteriormente me inscrevi na comissão Messier-Polman da UBA.
Meus registros (1° grau) datam do início de janeiro de 2021 até o início de abril de 2021, período que fiquei isolado devido à segunda onda da pandemia SARS-CoV-2. Para a observação dos objetos, além do binóculo, utilizei um tripé, uma lanterna de cabeça modificada (luz vermelha) e um aplicativo de carta celeste. Alguns objetos, principalmente aglomerados globulares, devido a sua difícil percepção em um céu com poluição luminosa igual ao meu, foram feitas diversas observações e, só posteriormente, em outra observação, o registro foi realizado.
Observar esses objetos é gratificante e ao mesmo tempo surpreendente, pela majestade como alguns se mostram no céu e também por saber que alguém, movido pelo método científico, decidiu catalogá-los em uma lista, há mais de 250 anos.
_________________________________________
Parabéns ao Felipe, e esperamos que, em breve, ele consiga a certificação de 2º Grau, por meio do registro de mais 30 objetos do Catálogo Messier.
Interessado em também se tornar um "Astrônomo Observacional Amador" certificado pela Comissão Clube Messier-Polman, da União Brasileira de Astronomia? Junte-se à nós!
Clique aqui e faça seu cadastro! Torne-se um colaborador da Comissão Clube Messier-Polman!
Aqui, "um ajuda o outro"!
Coordenação da Comissão Clube Messier-Polman da UBA
Nenhum comentário:
Postar um comentário