A observação dos objetos de Messier sem duvidas é um desafio muito interessante para os astrônomos amadores, essa é uma oportunidade de treinar técnicas de observação e aprender a usar o próprio equipamento de forma mais completa. O astrônomo observacional amador que se dedica a dominar essas técnicas consegue navegar por locais incríveis do universo. Entre esses que se dedicam, destacamos mais uma vez o Felipe Felix, que simplesmente observou todos os objetos do catálogo de Messier, ou seja, 110 objetos observados e registrados!
🌟🌟🌟
Orgulhosamente anunciamos o primeiro membro a alcançar a façanha de ser certificado como "Astrônomo Observacional Amador de 4° Grau", sendo o primeiro do retorno da UBA a conseguir esse feito.
Os 20 objetos que integram esse quarto relatório são a maioria dos objetos representativos do Catálogo Messier: galáxias, aglomerados abertos e globulares, nebulosas planetárias, remanescente de supernova, nebulosas e asterismos. Alguns desses que compõe esse relatório não puderam ser observados em Fortaleza (não por falta de tentativas!), mas devido à poluição luminosa. No entanto, em um céu tipicamente escuro, os objetos se revelaram claramente por meio de um binóculo 20x80.
Fico feliz em ter completado o catálogo dos 110 objetos Messier com meu primeiro instrumento de observação: meu binóculo 20x80. Lembro que no início das minhas observações muitos desacreditaram desse instrumento, entretanto ele se mostrou valoroso, até mesmo servindo de apoio para meu refletor newtoniano de 200mm F5. Espero que esses relatos encorajem aqueles que, seja por condição financeira ou comodidade, usem binóculos para observar o céu.
Meus planos futuros é observar sistematicamente o catálogo Caldwell que foi mais atencioso com objetos no nosso belíssimo céu do Hemisfério Sul, porém sem deixar de dar aquelas espiadas fortuitas nos objetos Messier.
Agradeço ao Clube Messier-Polman, principalmente pelas discussões e ajuda que fazem jus ao slogan da UBA "Um ajuda o outro". Ao CASF, Clube de Astronomia de Fortaleza, pela organização de pequenas viagens à regiões com um ótimo céu pra observação.
_________________________________________
Interessado em também se tornar um "Astrônomo Observacional Amador" certificado pela Comissão Clube Messier-Polman, da União Brasileira de Astronomia? Junte-se à nós!
Clique aqui e faça seu cadastro! Torne-se um colaborador da Comissão Clube Messier-Polman!
Aqui, "um ajuda o outro"!
Nenhum comentário:
Postar um comentário