07/09/2021

Recomendações do mês de Setembro - M31, M33 e C106

Com a inserção do catálogo de Caldwell na comissão, agora além da indicação do Messier do mês vamos ter a recomendação dos objetos de Caldwell. Esse  catálogo possui 109 objetos e foi criado pelo famoso astrônomo inglês Patrick Moore.

A nossa primeira sugestão do mês é a belíssima galáxia de Andrômeda, M31, visível durante todo mês na direção norte do céu. Andrômeda é uma das galáxias mais próximas da nossa e com magnitude aparente de 3,44 é um dos objetos mais brilhantes do catalogo de Messier, em pequenos equipamentos ela já se mostra muito interessante e em céus com pouca poluição luminosa  é facilmente visível também a olho nu. Charles Messier catalogou no dia  03 de agosto de 1764 como o 31° objeto. 

M31 - Créditos: Robert Gendler


Esboço de M31 por Charles Messier - Créditos: seds

A segunda recomendação é galáxia do triangulo, M33 vizinha no céu de M31, essa é uma galáxia interessante para demonstrar que nem só a magnitude define se é fácil de observar, o tamanho aparente, o brilho de superfície também são fatores importantes para observar diversos objetos de céu profundo. Para saber mais sobre esse assunto, o blog do Nuncius Australis tem um excelente post sobre a questão, basta clicar aqui.  Apesar de ter magnitude aparente de 5,72 esse não é um alvo tão fácil de perceber em pequenos equipamentos, mas usando baixos aumentos e visão evitada torna a tarefa mais fácil. 

M33 - Créditos: NASA / HUBBLESITE

Como encontrar M31 e a M33?

Em virtude da proximidade das duas galáxias no céu é bem simples chegar a ambas, utilizando estrelas da constelação de Andrômeda e Triangulo. Para localizar M33 basta imaginar uma espécie de ponte entre Mirach (β And) μ And e v And  o resultado é chegar facilmente a M31, como na imagem a seguir.


Localização de M31 - Fonte: Stellarium

Para localizar M33 podemos usar também a estrela Mirach e como ponto de  visão secundário a estrela Mothallah (alfa do triangulo), a galáxia do triangulo localiza-se entre essas duas estrelas.


Localização de M33 - Fonte: Stellarium

A nossa terceira sugestão é um objetos do catalogo de Caldwell, C106, mais conhecido como 47 Tucanae, um belo aglomerado globular na constelação de Tucana. Devido a  característica mais ao sul do céu, só foi descoberto por Lacaille em 1751. Para os observadores do sul do planeta é um excelente aglomerado para se observar com instrumentos pequenos pois possui magnitude de 4,91 sendo o segundo aglomerado globular mais brilhante do céu, perdendo para Omega Centauri.

C106 ou 47 Tucanae - Créditos: ESO

Como encontrar C106

C106 é facilmente visível em céus com baixa poluição luminosa e com sua localização próxima da Pequena Nuvem de Magalhães é ainda mais simples de encontrar.

Localização de C106 - Fonte: Stellarium

Desejamos céus limpos e excelentes noites de observação!

Referências:

ROBERT  GENDLER.  The  Andrômeda  Galaxy  (M31).  Disponível em:  http://www.robgendlerastropics.com/M31NMmosaic.html  .Acesso em set.2021.

STUDENTS  FOR  THE  EXPLORATION  AND  DEVELOPMENT  OF  SPACE  -  SEDS.  Messier  31.  Disponível  em    http://www.messier.seds.org/m/m031.html    .Acesso  em  set.2021.

________.  Messier's  Drawings  of  M31/32/110  and  M42/43.  Disponível  em  https://www.messier.seds.org/xtra/history/m-m31_42.html  .  Acesso em  set.2021.

HUBBLESITE.  Triangulum  Galaxy  (M33)  Crop.  Disponível  em  https://hubblesite.org/contents/media/images/2019/01/4306-Image.html?keyword=m33  .  Acesso  em  set.2021.

ESO.  O  aglomerado  globular  47  Tucanae.  Disponível  em:  https://www.eso.org/public/brazil/images/eso1302a/    .Acesso  em  set.2021.

______________________________________

Interessado em também se tornar um "Astrônomo Observacional Amador" certificado pela Comissão Clube Messier-Polman, da União Brasileira de Astronomia? Junte-se à nós!

Clique aqui e faça seu cadastro! Torne-se um colaborador da Comissão Clube Messier-Polman! 

Aqui, "um ajuda o outro"!


Nenhum comentário:

Postar um comentário