06/12/2021

Recomendações do mês de Dezembro - M32, M101, C80, C104 e o Cometa C /2021 A1 Leonard

As indicações do mês de dezembro trazem sugestões que serão muito úteis para os observadores que querem se preparar para observar o cometa C /2021 A1 Leonard em meados de dezembro. Uma das principais características dos cometas é que esse tipo de objeto é difuso, o que de certa forma requer do observador uma certa experiência e nada melhor que ir treinado os "olhos" para essa oportunidade. Pensando nisso, selecionamos alguns objetos fáceis e outros desafiadores para você ir treinando suas técnicas de observação para aproveitar esse momento. 

Em terras brasileiras, na noite do dia 3 desse mês, o astrônomo amador Hilbernon Almeida do Clube de Astronomia de Fortaleza (CASF) obteve esse excelente registro do cometa em passagem por um belíssimo Messier, o aglomerado globular M3. 


Cometa C /2021 A1 Leonard e M3 - Créditos Hilbernon Almeida

Vamos iniciar nossas sugestões com M32, conhecida também como Le Gentil, nome do o astrônomo francês Guillaume Le Gentil que a descobriu em 1749. M32 é uma galáxia elíptica anã localizada na constelação de Andrômeda, ela é conhecida  por ser uma das galáxias satélites da famosa M31. A galáxia está a uma distância de 2,49 milhões de anos-luz da Terra e tem uma magnitude aparente de 8,08. 

Galáxia M32 - Créditos Wikisky 

Estando de certa forma em uma posição favorável no céu nesse mês, para localizar M32 é muito fácil, tendo em vista M31 ela é visível ao lado. É importante ressaltar ainda que mesmo estando próxima de M31 ela pode oferecer uma certa dificuldade principalmente em pequenos equipamentos. Recomendamos céus escuros, além de utilizar as técnicas de Starhopping para confirmar realmente a posição do objeto em relação a M31 e a outra vizinha M110. Vamos citar um exemplo interessante: Caso esteja usando um telescópio de pequena abertura, centralize M31 em seu campo, busque pela estrela EG And e depois localize HIP3293, será fácil confirmar que o que você está vendo é realmente M32 tendo em vista também o brilhante centro galáctico de M31, M32 estará no centro, nas imediações ainda existe M110, mas esse um assunto pra outro mês

Como encontrar M32 - Fonte: Stellarium


Dando continuidade as nossas indicações do mês, vamos falar de M1, a nebulosa do caranguejo. M1 é uma remanescente de supernova localizada na constelação do Touro, descoberta pelo astrônomo John Bevis em 1731, independente, Charles Messier em 28 de agosto de 1758 "descobriu" a nebulosa quando procurava por um cometa brilhante e o inseriu como o primeiro objeto em seu catálogo em 12 de setembro. Esse Remanescente de supernova é o resultado de uma explosão da supernova SN 1054, observada por astrônomos chineses em 1054 DC, vamos contar essa historia em outra postagem. 

Nebulosa do Caranguejo - Créditos NASA / ESA

Possuindo uma  magnitude de 8,4, é um alvo que oferece uma certa dificuldade para ser vista, caso essa seja sua primeira experiência com esse objeto vai perceber que é um alvo desafiador, mas é uma excelente alternativa pra treinar os olhos para alvos tênues que na medida que se avançam os graus na comissão se tornaram cada vez mais comuns. Disponível no decorrer da noite, para localizar esse Messier basta encontrar Tianguan (123 Tau) que será possível observar nas imediações M1.

Como encontrar M1 - Fonte: Stellarium

Localizado na constelação do Centauro está uma das maravilhas da região sul do céu, trata-se do aglomerado globular Omega Centauri (C80) é o maior aglomerado globular no céu e com uma magnitude de 3.7 é facilmente visível por equipamentos de pequeno porte ou mesmo a vista desarmada. Conhecido desde da época de Ptolomeu, embora este imaginasse que se trata-se de uma estrela. Edmund Halley a classificou como um objeto nebuloso em 1677, mas quem realmente identificou de forma correta a real natureza do objeto foi John Herschel em 1836. 

Omega Centauri - Créditos ESA

Nascendo durante a madrugada, localizar Omega Centauri é tarefa simples, imagine um triangulo formado pelas estrelas Gacrux e Mimosa (Beta do cruzeiro), o vértice dos dois lados maiores aponta exatamente para o objeto:

Como encontrar Omega Centauri- Fonte: Stellarium


Continuando com os objetos de Caldwell vamos visitar agora C104 (NGC 362), um belíssimo aglomerado globular localizado na constelação de Tucana, vizinho a outro ótimo aglomerado globular, 47 Tucanae (C106). Descoberto na Austrália pelo astrônomo escocês James Dunlop em 1826 esse não é um alvo contemplável do hemisfério norte, sendo melhor visível em latitudes mais ao sul ou próximas ao equador, para quem pode observar esse é um objeto bastante acessível pois possui magnitude 6,6, sendo observável por pequenos equipamentos e com grandes telescópios é possível ver estrelas individuais no aglomerado 

C104 - Créditos NASA/ESA

Estando disponível no decorrer da noite, localizar C104 é uma tarefa fácil imaginado a vizinhança com 47 Tucanae(C106) e a Pequena Nuvem de Magalhães são excelentes pontos de partida para encontrar o objeto.

Como encontrar C104 - Fonte: Stellarium

O grande "astro" de destaque de dezembro é o cometa C /2021 A1 Leonard, que está sendo visível para os observadores do sul  antes do amanhecer "rumando" para a direção do poente para na segunda quinzena de dezembro alcançar uma posição mais favorável para a observação. 

Muito cuidado com as expectativas, cometas são alvos difusos, treine bastante sua visão e mantenha-se atualizado das observações já realizadas, recomendamos a pagina do cometa Leornad no site do REA Brasil (seção de cometas) que pode ser acessado aqui para se manter informado, a grande vantagem é que possível acessar as observações realizadas visualmente por astrônomos, além de astrofotografias.  

Outra dica interessante para você localizar o cometa a partir de sua localização é utilizar o software Stellarium, é comum que o cometa ainda não tenha sido adicionado a base de dados do software, caso isso ocorra, basta seguir esse tutorial que você poderá inserir outros objetos além de atualizar os elementos orbitais. 

Trajetória do cometa Leonard  - Créditos Dominic Ford 

Referências 

WIKISKY. Disponível em: http://wikisky.org/ Acesso em ago.2021.

REA BRASIL. Cometa C/2021 A1 Leonard. Disponível em: http://rea-brasil.org/cometas/2021a1.htm . Acesso em dez.2021.

MESSIER OBJECTS. Messier 32: Le Gentil. Disponível  em : https://www.messier-objects.com/messier-32-le-gentil/ .  Acesso em dez.2021.

UNIVERSE  TODAY.  Messier 32. Disponível em: https://www.universetoday.com/33986/messier-32/ . Acesso em Acesso em dez.2021. 

MESSIER OBJECTS. Messier 1: Crab Nebula. Disponível em: https://www.messier-objects.com/messier-1-crab-nebula/ .Acesso em dez.2021.

NASA. Messier 1(Crab Nebula). Disponível em: https://www.nasa.gov/feature/goddard/2017/messier-1-the-crab-nebula. Acesso em dez.2021.

ESO. O aglomerado globular Omega Centauri. Disponivel em: https://www.eso.org/public/brazil/images/eso0844a/. Acesso em dez.2021.

NASA. Caldwell 80. Disponível em: https://www.nasa.gov/feature/goddard/caldwell-80 .Acesso em dez.2021. 

NASA. Caldwell 104. Disponível em: https://www.nasa.gov/feature/goddard/caldwell-104. Acesso em dez.2021. 

DOMINIC FORDPrintable finder charts for C/2021 A1 (Leonard). Disponível em: https://in-the-sky.org///findercharts2.php?id=180232&town=3390901&skin=0 . Acesso em dez.2021.

______________________________________

Interessado em também se tornar um "Astrônomo Observacional Amador" certificado pela Comissão Clube Messier-Polman, da União Brasileira de Astronomia? Junte-se à nós!

Clique aqui e faça seu cadastro! Torne-se um colaborador da Comissão Clube Messier-Polman! 

Aqui, "um ajuda o outro"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário