Com muita satisfação certificamos mais um membro do Clube Messier-Polman! Trata-se de Erika Gracyele, diretamente de Pernambuco, estado que acolheu o nosso patrono Pe. Jorge Polman desde a sua chegada ao Brasil (1952) e no qual o mesmo fundou o conhecido Clube Estudantil de Astronomia - CEA.
As observações da Erika têm um diferencial muito interessante que é o fato de terem sido realizadas em três cidades pernambucanas diferentes - Recife, Paudalho e Itacuruba, com escalas de Bortle 8, 4 e 2, respectivamente.
Ressaltamos a dedicação e empenho da Erika nas observações e, com orgulho, a certificamos como "Astrônoma Observacional Amadora de 1° Grau (Messier)".
Desde 2019 tive a feliz oportunidade de conhecer o Clube Messier Polman, logo me encantei, porque mesmo sem saber dos registros, eu já gostava de desenhar as constelações e alguns aglomerados mais fáceis. Me inscrevi no clube, mas as oportunidades para realizar a caçada não tinham sido iniciadas ainda, e que tardou mais devido a pandemia do Covid-19, o que atrasou a possibilidade de viajar para o interior como eu planejava para fazer a caçada.
Posso dizer que é com muita alegria e satisfação que concluo os meus primeiros 30 objetos Messier para o certificado de 1º grau de observação de Objetos do céu profundo no Clube Messier Polman.
A experiência foi fantástica nesta caçada. Irei dar continuidade a outros certificados. A cada objeto desenhado é uma missão comprida e nos impulsionam a procurar o próximo objeto!
A todos que desejam fazer uma caçada/maratona Messier, desejo-lhes entusiasmo, planejamento e ótimas observações!
E não tem frase melhor para finalizar este acontecimento como esta: “Observar, observar, sempre observar” (Pe. Polman).
Erika Gracyele
gracyeleerika@gmail.com
________________________________________
Interessado em também se tornar um "Astrônomo Observacional Amador" certificado pela Comissão Clube Messier-Polman, da União Brasileira de Astronomia? Junte-se à nós!
Clique aqui e faça seu cadastro! Torne-se um colaborador da Comissão Clube Messier-Polman!
Aqui, "um ajuda o outro"!
Maravilha, Erika. Valeu toda a sua dedicação.
ResponderExcluir