14/05/2022

Recomendações do mês de maio - M5, M13, C89, C75 e o Eclipse Lunar Total

O mês de maio reserva  diversos objetos de céu profundo para observar, vamos falar por aqui sobre 4 em especial,  2 messiers  e 2 caldwells que que oferecem boas oportunidades de observação. Maio também é especial para os observadores pois haverá um eclipse lunar total visível em todo o Brasil na madrugada do dia 15 para o dia 16. Sabia que um eclipse lunar total pode apresentar diferentes "tons" de um eclipse para o outro e existe uma escala pra medir isso? Além do céu profundo vamos aprender sobre a escala de Danjon e como você pode fazer uma excelente atividade de observação visual.

Dando inicio as indicação vamos falar de um belíssimo aglomerado globular que está bem favorável nesse mês, trata-se de M5 (Rose cluster). Descoberto pelo astrônomo alemão Gottfried Kirch em 1702 e independentemente catalogado por Charles  Messier em 1764. Com magnitude 6.7 está localizado a 25.000 anos luz de distancia na constelação da serpente, é um aglomerado facilmente visível por binóculos, e em condições excelentes a olho nu.

Aglomerado globular M5 - Créditos ESA/HUBBLE/NASA

Localizar M5 é tarefa bastante fácil, tomando como referencia constelações vizinhas como Escorpião, Ofiúco, Coroa Boreal é possível localizar a constelação da Serpente. Com a constelação em vista basta procurar pela estrela mais brilhante, que no caso é a estrela Unukalhai (α Ser) que a menos de 10 graus de distancia se localiza M5. 
Localização de M5 - Fonte Stellarium 

Dando continuidade a indicação dos Messiers partiremos para constelação de Hércules para o aglomerado globular M13, o grande aglomerado de Hércules. M13 foi descoberto pelo famoso astrônomo Edmond Halley em 1714 e adicionado no catalogo de Messier em 1764. Está distante de nós  25.000 anos luz e com magnitude 5.8 é facilmente visto por pequenos equipamentos como binóculos, além de ser um dos maiores aglomerados globulares do céu noturno.


Aglomerado globular M13 - Créditos ESA/HUBBLE/NASA

Para localizar M13 podemos procurar por um asterismo muito famoso na constelação de Hercules, a pedra angular (Keystone) que é formado pelas estrelas Eta Her, Pi Her, Epsilon Her e Zeta Her, com esse asterismo em mente localizar M13 se torna bastante simples pois ele se encontra a poucos graus de distancia da estrela Eta Her.

Localização de M13 - Fonte Stellarium 

Continuando com aglomerados estelares, mas dessa vez com um aglomerado aberto temos o Caldwell 89, NGC 6087, conhecido também S norma cluster. Localizado na constelação do esquadro ou régua (norma). Distante de nós 3.500 anos luz possui uma magnitude de 5.4, sendo observável com pequenos equipamentos. O grande destaque desse aglomerado é a estrela variável cefeída S Normae, que muda de brilho em um período muito regular.

Caldwell 89 com destaque para a estrela variável S normae - Créditos : NASA/ESA

Um vizinho sideral e bem parecido com Caldwell 89 é o aglomerado Caldwell 95. Também conhecido como NGC 6025, está localizado na constelação do Triângulo Austral. Distante de nós 2.700 anos luz foi descoberto pelo astrônomo francês Abbe Lacaille em 1751. C
om magnitude 5.1 é facilmente visível com pequenos equipamentos. 

Caldwell 95 ou NGC 6025 - Créditos: Fabio Palleze

Como os dois alvos estão relativamente próximos é possível tomar como referência as constelações de Altar(Ara) com as estrelas Beta e Zeta da constelação, a brilhante estrela Rigil Kentaurus da constelação do centauro e a estrela Beta do triangulo austral (beta TrA), a localização C89 e C95 se dá bem ao centro, C89 em média a 5 graus de distancia de Zeta Ara e C95 a mais ou menos 2,5 de Beta TrA.


Localização de C89 e C95 - Fonte: Stellarium 

Em meados de maio, na madrugada do dia 15 para o dia 16 o Brasil terá a oportunidade de observar um eclipse lunar total, os horários de todas as fases podem ser consultadas a seguir: 
Horários das fases do eclipse - Créditos AstroPE 

Como mencionado no inicio do texto, os eclipses tendem a ser diferentes em tonalidades, esse fato depende da atividade solar e das partículas em suspensão na atmosfera, observando isso o astrônomo francês André Danjon( 1890-1967) criou uma maneira de estimar o obscurecimento da lua durante um eclipse, essa escala recebeu o nome de "escala de Danjon", que vai de 1 a 4.


Escala de Danjon e seus níveis - Créditos Astronomia no Zenite
 
Então que tal aproveitar o mês de maio para observar os objetos de céu profundo e também a estimar a "tonalidade" de um eclipse? Essa é uma excelente oportunidade. 

________________________________________

Interessado em também se tornar um "Astrônomo Observacional Amador" certificado pela Comissão Clube Messier-Polman, da União Brasileira de Astronomia? Junte-se à nós!

Clique aqui e faça seu cadastro! Torne-se um colaborador da Comissão Clube Messier-Polman! 

Aqui, "um ajuda o outro"! 


REFERÊNCIAS

ASTROPE. Eclipse Lunar Total de 15 a 16 de maio de 2022. Disponível em:<http://www.astrope.com.br/eclipse-lunar-total-de-15-a-16-de-maio-de-2022/>. Acesso em mai.2022.

COSTA, J.R.V. Lua de sangue. Astronomia no Zênite, 9 jul. 2015. Disponível em:<https://www.zenite.nu/lua-de-sangue> . Acesso em mai. 2022.

FREESTARCHARTS. NGC 6025 - Open cluster. Disponível em:<https://freestarcharts.com/ngc-6025>. Acesso em mai.2022.

NASA ECLIPSE WEB SITE. Danjon scale of lunar eclipse brightness. Disponível em: <https://eclipse.gsfc.nasa.gov/OH/Danjon.html>. Acesso em mai.2022.

NASA. Calwell 89. Disponível em:  <https://www.nasa.gov/feature/goddard/caldwell-89>. Acesso em mai.2022.

NASA. Messier 13 (the hercules cluster) .Disponível em:<https://www.nasa.gov/feature/goddard/2017/messier-13-the-hercules-cluster>. Acesso em mai.2022.

NASA. Messier 5. Disponível em:<https://www.nasa.gov/feature/goddard/2017/messier-5>. Acesso em mai.2022.

PALEZZE, F. Aglomerado NGC 6025. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/66068077@N06/7305740366 Acesso em mai.2022.



Nenhum comentário:

Postar um comentário