O mês de julho reserva diversos objetos de céu profundo para observar, com o centro galáctico cada vez mais alto oferecendo belíssimos objetos Caldwell e Messier para apreciação. Como de costume, sempre procurarmos incentivar a observação de outros objetos ou eventos astronômicos para os nossos membros. Nesse mês não será diferente, além da indicações de céu profundo vamos falar sobre o cometa C/2017 K2 Pan-STARRS.
Nossa primeira indicação é um objeto facílimo de observar, em uma região com belos aglomerados, trata-se de C76 ou NGC 6231, a caixinha de joias do norte. Localizado na constelação do escorpião, está distante de nós cerca de 5200 anos-luz. A descoberta desse aglomerado é atribuída ao matemático e padre italiano Giovanni Battista Hodierna, que publicou observações do aglomerado em 1654. Esse objeto em conjunto com Collinder 316 e Trumpler 24 forma a região do "falso cometa" (bem sugestivo com a indicação do mês).
C76 ou NGC 6231 - Créditos: Nuncius Australis
Com magnitude 2.6, C76 é um alvo fácil para binóculos e telescópio. Localizar esse aglomerado é simples, pois além de sua magnitude bastante favorável nas imediações as belas estrelas que formam a dupla Zeta Scorpii servem de guia.
Localização de C76 ou NGC 6231 - Créditos: The sky live
Nossa ultima sugestão de observação é um alvo que já mencionamos em outro mês, trata-se do aglomerado globular M10, localizado na constelação de Ofiúco . Descoberto por Charles Messier em 1764 está a uma distância de 15.000 anos-luz da Terra. Com 6.4 de magnitude é facilmente observável por binóculos ou equipamentos de pequena abertura. Nas imediações é possível observar também um objeto semelhante, o aglomerado globular M12.
M10 - Créditos : ESA/Hubble & NASA
Como sugestão de Star Hopping vamos traçar uma rota das estrelas Saik (13 Oph) a 20 Oph e depois a 30 Oph. Você pode chegar facilmente a M10 e consequentemente a M12 que se localiza bem próximo.
Como localizar M10 - Fonte : Stellarium
A constelação de Ofiúco reserva outra surpresa para os observadores. Durante todo o mês de julho o cometa C/2017 K2 estará visível nessa constelação. Esse cometa foi descoberto pelo projeto Pan-STARRS em maio de 2017. Nos dias 14 e 15, ele estará a uma distância angular de aproximadamente 0,5° de M10! O grande problema será a lua brilhante no céu nesse período. É interessante ressaltar que a observação de aglomerados globulares tais como M10, serve de "treinamento" para os olhos em estimativas de magnitudes e outros parâmetros visuais da observação de cometas.
Além do fator lua, muito cuidado com as expectativas. Cometas são alvos difusos, treine bastante sua visão e mantenha-se atualizado das observações já realizadas, recomendamos site do REA Brasil (seção de cometas) na pagina de estimativas visuais(magnitude, coma etc) e astrofotografias do cometa, que pode ser acessado aqui. Posição do cometa C/2017 K2 até o dia 14/07 - Créditos: astro.vanbuitenen.nl
Desejamos excelentes noites de observação!Referências:
______________________________________
Interessado em também se tornar um "Astrônomo Observacional Amador" certificado pela Comissão Clube Messier-Polman, da União Brasileira de Astronomia? Junte-se à nós!
Clique aqui e faça seu cadastro! Torne-se um colaborador da Comissão Clube Messier-Polman!
Aqui, "um ajuda o outro"!
Nenhum comentário:
Postar um comentário