No dia 28 de julho de 2023, logo após o pôr do Sol, será possível observar na direção Oeste a conjunção entre o planeta Mercúrio e a estrela Regulus (Alpha Leonis) na constelação de Leão. A distância aparente entre eles será de apenas 12 minutos de arco (0.2⁰) e, portanto, dentro do campo de visão mesmo de um telescópio com elevada ampliação. A magnitude de Mercúrio será de +0.06 e estará mais brilhante que Regulus que tem magnitude de +1.32, entretanto estará pequeno, com um diâmetro aparente de apenas 6.30 segundos de arco e fase de 66%.
Mercúrio estará numa Altitude de 15⁰ às 18:00 horas, para observadores localizados na região Sudeste, e ficará a 9⁰ acima do horizonte às 18:30 horas, limite prático de observação. Teremos, portanto, apenas 30 minutos de observação. Será uma boa oportunidade para comparar a diferença visual entre uma estrela brilhante e um planeta de pequeno diâmetro aparente vistos simultaneamente pela ocular de um telescópio. Será necessário grande ampliação para perceber o formato de disco e fase de Mercúrio. A baixa altitude, cada vez menor a cada instante e turbulência atmosférica próximo do horizonte tornará a focalização difícil, tornando a observação um grande desafio.
Como exemplo de telescópio a ser utilizado sugerimos um Refrator de 80 mm de abertura e 600 mm de distância focal combinado com uma ocular de 10mm de distância focal é 62⁰ de campo de visão aparente, mais uma lente Barlow 2x. Com essa combinação se consegue uma ampliação de (600÷10) ×2= 120 vezes e um campo de visão real de 62⁰÷120= 0.51⁰. Isso é suficiente para perceber o formato de disco e fase de Mercúrio e observar o planeta e a estrela lado a lado na ocular.
A localização será muito fácil pois estarão a apenas 6⁰ acima do planeta Vênus. Será também uma oportunidade de observar Vênus que estará muito brilhante, com magnitude de -4.19, fase de apenas 8% e diâmetro de 51.53 segundos de arco, ou seja, 8 vezes maior que Mercúrio. Será possível ver os três astros no campo de visão de um binóculo. Podemos considerar este evento uma abertura da temporada de observação de Mercúrio que estará caminhando para sua elongação máxima no dia 9 de agosto quando estará visível às 18 horas a 20⁰ acima do horizonte.
Desejamos a
todos boa sorte, um céu limpo e excelente noite de observação.
Álvaro Borges
alvaromborges54@gmail.com
26/07/2023
Nenhum comentário:
Postar um comentário