Neste mês de novembro de 2023 a sugestão de observação são de dois objetos de céu profundo da constelação de Perseu, trata-se do aglomerado aberto M34 e do aglomerado duplo C14.
Vamos iniciar nossa jornada pelo aglomerado aberto M34. Messier 34 é um aglomerado brilhante e fácil de localizar na constelação do Perseu. Com magnitude 5.5 está distante de nós cerca de 1500 anos luz. A primeira observação desse aglomerado é creditado a Giovanni Batista Hodierna antes de 1654 e redescoberto independentemente por Charles Messier em agosto de 1764.
Figura 1 - Aglomerado M34 - Créditos: Wikisky
Com magnitude 5.5 e com um tamanho aparente de 35 minutos de arco(maior do que o diâmetro aparente da lua cheia no céu) é um alvo fácil para pequenos equipamentos, como binóculos. Possui uma vizinhança estelar bem ampla, facilitando ainda mais o Starhopping. Estrelas como Algol (Beta Perseu) que é uma estrela binária eclipsante está a apenas 5 graus de distância do aglomerado.
Figura 2 - Localização do aglomerado M34 - Créditos: The Sky Live
Dando continuidade as nossas indicações com uma dupla indicação, afinal de contas C14 é um é aglomerado que une NGC869 e NGC884 que estão separados por apenas meio grau. NGC 869 possui magnitude 4.3 e está distante de nós cerca de 6800 anos luz e NGC884 possui magnitude 4.4 e está distante de nós cerca de 7600 anos luz. Esses aglomerados são conhecidos desde da antiguidade, o astrônomo grego Hiparco os catalogou pela primeira vez por volta de 130 A.C. Os primeiros cartógrafos celestes os nomearam como "h persei" (NGC869) e "x persei" (NGC884).
Figura 3 - Aglomerado duplo Caldwell 14 - Créditos: Michael Fulbright - MSFAstro.net - http://msfastro.net
Localizar C14 é uma tarefa fácil, ele está localizado próximo da fronteira com a constelação de Cassiopeia. Para localizar o objeto usando Starhopping trace uma linha imaginaria de Mirfak (α Per - mag +1,8) em direção ao centro do famoso "W" (para o hemisfério norte) ou "M" (para o hemisfério sul) de Cassiopeia. O aglomerado está localizado pouco mais da metade desse linha.
Figura 4 - Localização do aglomerado duplo Caldwell 14 - Créditos: Free Star Charts
Essas foram as indicações do mês, dois aglomerados bem fáceis de observar, ideais para quem quer incluir em suas listas de 1° e 2° graus dos catálogos de Messier e Caldwell.
Referencias:
MESSIER 34. Messier Objects. Disponível em: https://www.messier-objects.com/messier-34/ .Acesso em Nov.2023.
MESSIER 34. Messier Seds. Disponível em: http://www.messier.seds.org/m/m034.html. Acesso em Nov.2023.
CALDWELL 14. Free Star Charts. Disponível em: https://freestarcharts.com/caldwell-14. Acesso em Nov.2023.
CALDWELL14. Nasa. Disponível em: https://science.nasa.gov/mission/hubble/science/explore-the-night-sky/hubble-caldwell-catalog/caldwell-14/. Acesso em Nov.2023.
MESSIER 34. The Sky Live. Disponível em: https://theskylive.com/sky/deepsky/messier-34-object. Acesso em Nov.2023.
______________________________________
Interessado em também se tornar um "Astrônomo Observacional Amador" certificado pela Comissão Clube Messier-Polman, da União Brasileira de Astronomia? Junte-se à nós!
Clique aqui e faça seu cadastro! Torne-se um colaborador da Comissão Clube Messier-Polman!
Aqui, "um ajuda o outro"!
Nenhum comentário:
Postar um comentário