17/12/2023

Recomendações do mês de Dezembro: M50, C49 e NGC 2264

Neste mês de Dezembro de 2023 a sugestão de observação é de quatro Objetos de Céu Profundo (DSOs) da Constelação de Unicórnio (Monoceros). Do Catálogo de Messier sugerimos M50, o Aglomerado Estrelar Aberto "Heart Shapped Cluster" de magnitude +5.6. Do Catálogo de Caldwell indicamos C49, a Nebulosa  "Rosette Nebula", de magnitude +9.0 , associada ao Aglomerado Aberto C50, "Sattelite Cluster", de magnitude +4.8.
 
Finalmente, como bônus de Natal, NGC2264, o Aglomerado Aberto com Nebulosa, "Cone Nebula",  também denominado "Aglomerado da Árvore de Natal" (Christmas Tree Cluster) de magnitude +4.1.
Figura 1 -  Constelação de Unicórnio (Monoceros) obtida do aplicativo Stellarium. 

Monoceros (Unicórnio) é uma constelação com estrelas tênues,  localizada no equador celestial.  Sua definição é atribuída ao cartógrafo holandês do século XVII Petrus Plancius.  Faz fronteira com Órion a oeste, Gêmeos ao norte, Cão Maior ao sul e Hidra ao leste.  Outras constelações vizinhas incluem Cão Menor, Lepus e Puppis.

Monoceros contém apenas algumas estrelas de quarta magnitude, tornando difícil vê-la a olho nu.  Alpha Monocerotis tem uma magnitude visual de 3.93. Já Beta Monocerotis é um interessante sistema estelar triplo;  com  magnitudes visuais de 4.7, 5.2 e 6.1.  William Herschel descobriu-o em 1781 e chamou-o de "uma das mais belas paisagens do céu".

 

Figura 2 - Messier 50. Créditos Wikisky


Sugerimos iniciar as observações com Messier 50 (M50), apelidado de Aglomerado em Forma de Coração (Heart Shapped Cluster) e designação NGC 2323 no Novo Catálogo Geral.

M50 é um grande e brilhante aglomerado aberto com magnitude aparente de 5.9 e que fica a uma distância aproximada de 3.200 anos-luz da Terra.  Messier 50 fica a leste de Orion, perto da fronteira entre as constelações de Monoceros e Cão Maior.  Ocupa uma área com cerca de metade do tamanho da Lua cheia e é relativamente fácil de encontrar porque está localizada a 9.5 graus norte-nordeste de Sirius, a estrela mais brilhante do céu.

Pelo menos duas ou três estrelas relativamente brilhantes em M50 podem ser identificadas com binóculos, enquanto pequenos telescópios revelam a distinta figura em forma de coração do aglomerado.  A melhor época do ano para observar o M50 é nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.


Figura 3 - C49 e C50. Créditos Greg Marshall.

Nossa próxima sugestão é a Nebulosa Roseta, também conhecida como Caldwell 49 e NGC2238. É uma região H II localizada perto da borda de uma nuvem molecular gigante na Via Láctea. 

O aglomerado aberto NGC 2244 (Caldwell 50) está intimamente associado à nebulosidade, pois as estrelas do aglomerado foram formadas a partir da matéria da nebulosa. Este aglomerado possui diversas estrelas do tipo O, estrelas superquentes que geram grandes quantidades de radiação e vento estelar.

Para localizar C49 e C50 sugerimos iniciar  pela estrela Betelgeuse de magnitude +0.5 em Orion e em seguida, a 8⁰ ao Sul, localizar a estrela Epsilon Monocerotis A de magnitude +4.44. Esta fica a apenas 2⁰ a Noroeste de C49.

Figura 4 - NGC 2264. Crédito ESO.

Finalizamos nossas sugestões com um verdadeiro presente de Natal. Trata-se de NGC2264, a Nebulosa do Cone e o Aglomerado da Árvore de Natal de magnitude +4.1. NGC 2264 é o número de designação do Novo Catálogo Geral que identifica esses dois objetos astronômicos como um único objeto. Dois outros objetos estão dentro desta designação, mas não incluídos oficialmente, o Aglomerado Floco de Neve e a Nebulosa Pele de Raposa. Todos os objetos estão a cerca de 720 parsecs ou 2.300 anos-luz da Terra.

A figura 4 mostra a Nebulosa do Cone na parte inferior com o aglomerado da Árvore de Natal invertida acima do cone;  a estrela brilhante logo acima do cone é a copa da árvore e a estrela muito brilhante no topo da imagem (S Monocerotis) é o centro do tronco da árvore.  A nebulosa Pele de Raposa está no canto superior direito.  A nebulosa do Floco de Neve está no meio.NGC2264 é fácil de localizar,  está a apenas 5⁰ a Oeste de C49.

Essas foram as indicações do mês, três Aglomerados Abertos brilhantes, sendo dois associados com Nebulosas. O primeiro no formato de um coração, o segundo lembrando  uma rosa e o terceiro uma árvore de Natal,  bem fáceis de observar e inspiradores para este mês de festas de fim de ano.
Feliz Natal e Próspero Ano Novo a todos e ótimas noites de observações.
 
Álvaro Borges
alvaromborges54@gmail.com
15/12/2023
Referências:

Monoceros, Wikipedia. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Monoceros

Messier Objects, Messier 50: Heart-Shaped Cluster. Disponível em: https://www.messier-objects.com/messier-50-heart-shaped-cluster/

Rosette Nebula, Wikipedia. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Rosette_Nebula

NGC 2244, Wikipedia. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/NGC_2244

NGC 2264, Wikipedia. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/NGC_2264

Christmas Tree Cluster, Constellation Guide. Disponível em: https://www.constellation-guide.com/christmas-tree-cluster/

                                    ______________________________________

Interessado em também se tornar um "Astrônomo Observacional Amador" certificado pela Comissão Clube Messier-Polman, da União Brasileira de Astronomia? Junte-se à nós!

Clique aqui e faça seu cadastro! Torne-se um colaborador da Comissão Clube Messier-Polman! 

Aqui, "um ajuda o outro"! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário