24/03/2024

Recomendações do mês de Março: NGC3114 e NGC3293.

Neste mês de Março de 2024 a sugestão de observação são de dois Objetos de Céu Profundo (DSOs) da Constelação de Carina (Quilha). São os brilhantes Aglomerados Abertos NGC3114, também conhecido como "Hand Cluster", de magnitude +4.2 e  NGC3293, também conhecido como "Gem Cluster", de magnitude +4.7.

Esses DSOs  não constam nem do Catálogo Messier nem do Catálogo Caldwell mas têm seu código de identificação do New General Catalogue (NGC). A ideia é mostrar que existem muitos outros belos DSOs fáceis de observar com telescópios de iniciantes. Suas localizações, e de muitos outros, constam no aplicativo Stellarium.
 
Nós, observadores localizados no Hemisfério Sul, somos privilegiados por podermos observar a Constelação de Carina. Charles Messier não teve este privilégio, pois seu observatório ficava em Paris, muito ao Norte.

O Catálogo Caldwell selecionou cinco DSOs em Carina, entre eles C92, a famosa Nebulosa Eta Carina, mas existem muitos outros interessantes e fáceis de observar esses dois DSOs de Carina só foram descobertos depois que o astrônomo francês Nicolas-Louis de Lacaille, em 1750, fez observações na África do Sul e posteriormente o astrônomo Irlandês James Dunlop, em 1820, na Austrália. 

Figura 1 - Localização de NGC3114 e NGC3293. Imagem obtida do aplicativo  Stellarium. 

Sugerimos começar as observações logo ao anoitecer, localizando na direção Sul a estrela Canopus, de magnitude  -0.55, a mais brilhante estrela de Carina e a segunda do céu noturno.
 
Em seguida, um pouco abaixo de Canopus é fácil identificar o famoso asterismo "Falsa Cruz", constituído pelas estrelas Markeb (mag +2.41) e Delta Velorum (mag +1.95) na constelação de Vela; e Avior (mag +1.99)  e Aspidiske (mag +2.28) na constelação de Carina. Este asterismo recebe esse nome por ser semelhante e ter a mesma orientação do Cruzeiro do Sul. 

Entretanto  as estrelas que constituem a "Falsa Cruz" são menos brilhantes e a cruz é maior. Por estarem muito próximos às vezes são confundidas entre si. Partindo da estrela Aspidiske (Iota Carinae), braço esquerdo da "Falsa Cruz", em direção ao horizonte, a apenas 5⁰ encontra-se nossa primeira sugestão: NGC3114.

 
Figura 2 - Aglomerado Estrelar Aberto NGC3114. Crédito: Wikipedia.
 
NGC3114 é um Aglomerado Aberto descoberto pelo astrônomo James Dunlop em 1826, usando um telescópio refletor com abertura de 9 polegadas. Tem magnitude aparente de +4,2 e diâmetro aparente de 35 minutos de arco.
 
É classificado no sistema Trumpler como tipo II 3 r, ou seja, concentração média, muito luminoso e com muitas estrelas. NGC3114 está a 2.9 mil anos luz da Terra e tem uma idade estimada entre 100 e 200 milhões de anos. Seu diâmetro é de 42 anos luz e estima-se possuir 170 estrelas. É facilmente observável com um pequeno telescópio de 70 mm de abertura.
 

Figura 3 - Aglomerado Estrelar Aberto NGC3293. Crédito: Wikipedia.
 
Nossa próxima recomendação é  o Aglomerado Estrelar Aberto NGC3293 que tem magnitude aparente de +4,7 e diâmetro aparente de 8.2 minutos de arco. NGC3293 está a 8.4 mil anos luz da Terra e tem uma idade estimada entre 12 a 15 milhões de anos. Seu diâmetro é de 13.2 anos luz.
 
Foi descoberto por Nicolas-Louis de Lacaille em 1751. Consiste em mais de 100 estrelas com  magnitudes menor que +14, as mais brilhantes das quais são supergigantes azuis de magnitude aparente +6,5 e +6,7.
 
NGC 3293, era apenas uma nuvem de gás e poeira há cerca de dez milhões de anos atrás, mas à medida que as estrelas se começaram a formar transformou-se no brilhante grupo de estrelas jovens que permitem aos astrónomos aprender mais sobre o processo de evolução estelar.
 
NGC 3293 é fácil de localizar, fica a apenas 2⁰ acima do centro da brilhante Nebulosa Eta Carina de magnitude +1.0. É facilmente observável com um pequeno telescópio de 70 mm de abertura e sua beleza se acentua com  ampliação de 90 vezes. Não é atoa que é conhecida como Aglomerado da Gema ou Pequena Caixa de Joias.
 
Essas foram as indicações do mês, dois brilhantes Aglomerados Abertos não contidos nos Catálogos de Messier e Caldwell. Esperamos que estas sugestões abram novos horizontes na busca de novos DSOs e estimule aqueles que têm apenas um pequeno telescópio e céus não muito escuros.
 
Ótimas noites de observações para todos.
 
Álvaro Borges 
alvaromborges54@gmail.com
20/03/2024
 
Referências:
 
Carina (Constelação), Wikipedia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Carina_(constela%C3%A7%C3%A3o)
 
Carina (Constellation), Wikipedia. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Carina_(constellation)
 
Falsa Cruz, Wikipedia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Falsa_Cruz
 
James Dunlop, Wikipedia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/James_Dunlop
 
NGC 3114, Wikipedia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/NGC_3114
 
NGC 3114, Wikipedia. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/NGC_3114
 
NGC 3114 Star Cluster Facts, Universe Guide. Disponível em: https://www.universeguide.com/cluster/ngc3114
 
NGC 3293, Wikipedia.  Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/NGC_3293
 
O enxame estelar NGC 3293, ESO. Disponível em: https://www.eso.org/public/portugal/images/eso1422a/
 
Nicolas-Louis de Lacaille, Wikipedia.  Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Nicolas-Louis_de_Lacaille

 ______________________________________

Interessado em também se tornar um "Astrônomo Observacional Amador" certificado pela Comissão Clube Messier-Polman, da União Brasileira de Astronomia? Junte-se à nós!

clique aqui e faça seu cadastro! Torne-se um colaborador da Comissão Clube Messier-Polman! 

Aqui, "um ajuda o outro"! 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário