22/05/2020

 A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO ANALÓGICO NA ASTRONOMIA:
O Planisfério na "caça" dos objetos Messier

     Os Planisférios nada mais são do que um mapa sideral giratório onde se tem um disco deslizante com possuidor de uma "janela" em proporcionalidade a sua abertura com a visibilidade do céu em sua Latitude. Dessa forma, quando fazemos associar a data da observação com a hora do seu uso, temos a representação da Abobada Celeste mediante o lado Cardeal em que apontamos. O uso dos Planisférios é de fundamental importância por três motivos:

1) O uso de tablets, celulares, computadores nos lançam muita luminosidade em suas telas fazendo com que prejudique a nossa percepção dos objetos Messier de magnitudes mais fracas;
2) Nem sempre é possível recorrermos as tecnologias da portabilidade em alguns locais, ou carga de bateria baixa;
3) O uso dos Planisférios auxiliam no aprendizado, e memorização no reconhecimento das Constelações;

     Um Planisfério excelente deve possuir um bom tamanho para melhor nos mostrar graficamente as constelações, e as sinalizações dos Messier e estrelas (letras, e símbolos em grego). Na WEB, encontramos vários modelos de Planisférios para imprimirmos, e montarmos (http://www.if.ufrgs.br/~fatima/planisferio/celeste/planisferio.html). Observe que muitas opções apresentam Latitudes da abertura da "janela" do disco superior variadas. Se sua localidade não se mostra nos exemplos encontrados na WEB para impressão não se preocupe. Pois, Latitudes até 20° de diferença não mudam muito a visibilidade em relação a sua Latitude. 
Planisfério da OBA, pequeno, pouco preciso, e só uma face da Abobada Celeste

     É interessante que você tenha um Planisfério que mostra os dois lados dos Hemisfério Norte e Sul. A nossa OBA, fez uns anos atrás um Planisfério de boa qualidade para ser durável, mas pecou no seu tamanho (pequeno demais o disco), e mostra a representação da Abobada Celeste em apenas um lado. Por outro lado, ele nos mostra no averso umas orientações frente à como nos posicionarmos ao uso de um Planisfério que é interessante (veja as imagens abaixo).

     Particularmente, não uso Planisférios digitais em minhas observações. Na verdade, faço uso de um Planisfério muito bem projetado pela Sociedade Astronômica do Recife - S.A.R. (entidade que fui Presidente por 12 anos), que através do seu membro Geraldo Falcão na década de 70, projetou esse preciso Planisfério.  É bem verdade que você não deva encontrar esse Planisfério para aquisição. Mas, serve aqui essas orientações para melhor você encontrar na WEB um para impressão e montagem.  

Excelente Planisfério criado pela Sociedade Astronômica do Recife na década de 70

Audemário Prazeres
Coordenador da Comissão Clube Messier-Polman
A.A.P./U.B.A.

ORIENTAÇÕES DE COMO SE POSICIONAR COM UM PLANISFÉRIO:


Um comentário:

  1. Oi professor! Fiquei na duvida pois olhei a latitude de belo horizonte e achei isso: -19,8157 e longitude -43,9542 e tambemb19 graus sul e 43 graus oeste. Significa que eu posso imprimir o planisferio de 20 graus? grande abraco

    ResponderExcluir