16/05/2020

ENTENDA O NOSSO APELO PARA A ASTRONOMIA OBSERVACIONAL !!!
Grande e eterno MESTRE Padre Jorge Polman

      "Observar...Observar...Sempre Observar !!!" 

(Jorge Polman)

     Por vezes, o aficionado tem uma certa decepção quando ele entra em contato com as entidades sejam elas profissionais ou amadoras de Astronomia, e não se obtém resposta, ou a resposta não atende ao questionamento ou pedido desse aficionado. Na verdade, não se trata de falta de educação de quem recebe o seu contato. O que ocorre, é que as entidades não possuem uma Relação Pública para atender a esses contatos. Como também, mesmo com as facilidades encontradas nas diversas ferramentas de comunicação da WEB, não fique chateado se ao contactar um astrônomo dessas entidades com indagações que beiram o campo da pouca relação lógica, ou com argumentos recheados de pseudociências as possíveis respostas sejam curtas sem espaço para uma interação.
     Entenda que quem tá de frente em uma entidade, ou programa observacional se mostra com a prática observacional resultante de muito empenho e dedicação onde por vezes não se mostra com a motivação em lhe responder conforme as suas expectativas. Se faz mister ressaltar que por mais leituras você faça, ou por mais aplicativos de Astronomia que você conheça, jamais se equipara ao aprendizado observacional de quem mapeia o céu com, ou sem, um instrumento astronômico no reconhecimento das 88 constelações, ou com os objetos Messier observados todos os 110 ao instrumento. Então, se a Comissão do Clube Messier-Polman intensifica uma campanha de APELO para que venhamos estimular a ASTRONOMIA OBSERVACIONAL, entenda que esse apelo é justo e necessário para forjarmos futuros observadores sistemáticos em diversas áreas da Astronomia onde os objetos Messier são uma verdadeira escola de aprendizado. Afinal, o "espirito cientifico" deve prevalecer arraigado na paciência e persistência do observador.
     Durante esses meus 40 anos de desenvolvimento da Astronomia o que ainda me vejo deparar são iniciantes preocupados com a compra de um determinado instrumento astronômico, ou vir com o questionamento desprovido da realidade prática de "querer construir o seu telescópio" onde ele deveria se ver preocupado e interessado no reconhecimento das 88 Constelações que podem ser feitas a olho nu. É bom que eu novamente ressalte o quanto os objetos Messier, e as estrelas principais das constelações, são um tipo de "exercício essencial" para você se tornar um ASTRÔNOMO AMADOR SISTEMÁTICO, e você concluindo as etapas de registros, obtém um CERTIFICADO de reconhecimento que lhe condiciona em ser um ASTRÔNOMO.
     Entenda de uma vez por todas que fazer OBSERVAÇÕES é o que importa, e sinceramente, ninguém quer saber das suas possíveis teorias uma vez as mesmas quando no seio cientifico são emanadas provenientes de muito estudo e experimentação. Não vai ser você plotado em um aplicativo ou participando de grupos de Facebook/WhatsApp que vai ter os meios de credibilidade nas formulações de "teorias". Vá fazer a ASTRONOMIA OBSERVACIONAL uma vez ser isso que realmente importa. Como também, não seja "escravo" da dependência dos aplicativos astronômicos, pegue (ou faça) um planisfério, e busque treinar o reconhecimento das Constelações na forma ANALÓGICA, um dia pode ocorrer um problema no aparelho, ou você se mostrar em um local sem acesso a WEB, e sabendo identificar a Abobade Celeste na forma analógica jamais vai ficar perdido. Outra coisa: Não fique dando ouvidos nas lamentações que outras pessoas nos dizem com a Poluição Luminosa que impede as observações. Seja criativo, improvise anteparos tipo pendure um lençol em bloqueio contra a luz, improvise com uma caixa de papelão sobre os ombros onde caiba sua cabeça com um furo em que o porta ocular do seu instrumento esteja para dentro da caixa. Com isso, você criar um ambiente amenizador da poluição luminosa invasora que não venha lhe prejudicar na sua "concentração visual".
    Enfim, seja mais humilde, e deixe daqueles pensamentos de descobrir "fenômenos" nos quais imaginam atender a sua emoção de "ter sido o primeiro", ou ficar envolvido com a ansiedade de postar imagens em grupos de Redes Sociais para obter curtições, ou comentários nos quais só servem para massagear o seu EGO imaginando ser o "Halley" dos cometas, ou o "Messier 111". Se concentre nas suas observações, e faça uso da METODOLOGIA CIENTÍFICA que fartamente vem sendo publicada aqui no Clube Messier Polman desde o mês de Janeiro desse ano.

Audemário Prazeres
Coordenador da Comissão Clube Messier-Polman
A.A.P./U.B.A.

3 comentários:

  1. Belo o texto. Gosto de observar o céu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato caro José Carlos. Caso deseje fazer parte do Clube Messier, basta me enviar o seu Nome, Cidade e Estado para o nosso e-mail: astronomiaaap@gmail.com
      Um abraço.

      Excluir
  2. Belo texto!
    Eu estou me familiarizando com as constelações e usando planisfério, se fico confuso ou perdido aí sim uso o aplicativo, mas cada vez menos. Uso muito para conseguir ter uma noção de magnitude das estrelas, por exemplo percebi qu na minha cidade em dias "normais" consigo ver no máximo estrelas de magnitude 3 isso usando o canto do olho... Hehehe
    Quando meu telescópio chegar no mês que vem já vou estar preparado para fazer um bom uso dele. Por isso agradeço vocês por todas as dicas!

    ResponderExcluir