02/06/2020

GALERIA DOS NOTÁVEIS

      O nosso homenageado do mês de Junho é o Engenheiro Luiz Augusto Lemke, formado pela Escola Politélica de Pernambuco - POLI-UPE, e um dos membros do antigo Clube Estudantil de Astronomia - C.E.A., do saudoso grande mestre Padre Jorge Polman. Pois bem, há 40 anos, mas precisamente em Março de 1980, Luiz Lemke obteve o Certificado de 2º Grau dos objetos Messier.

     Vejam abaixo um depoimento recente do amigo Luiz Lemke sobre essa façanha extraordinária de ter chegado ao Certificado de 2º Grau: 

"Tomei conhecimento do catálogo Messier no meu curso de astronomia do CEA, ministrado pelo padre Polman.
Logo me interessei e passei a observar um a um, e cada objeto novo visualizado era uma conquista, era uma vitória que era anotada em minha agenda pessoal, com todos os pormenores da observação. Para mim se tratava de uma aventura astronômica maravilhosa. Me deleitava com aquilo.

Luiz Lemke ainda jovem em uma escada improvisada
Numa bela noite de observações na quadra do CEA, com inúmeros alunos e vários telescópios, enquanto observava M 31 por um dos telescópios, o professor Polman se aproximou e acendeu a minha chama da consciência com a seguinte colocação: “ LEMKE ! estais vendo uma manchinha difusa ? “ Sim Polman estou vendo. “ pois bem ... enquanto você não sentir profundamente o que está vendo, você continuará vendo somente uma manchinha difusa. “
Aquelas palavras foram o “ start “ que eu precisava. 
Modificou minha vida e minha consciência.
Me tornei um astrônomo amador, construí meu próprio telescópio ( 8 “ refletor  esférico, 1,85 df ) batizei de “ ômega centauro “ e me deleitei por décadas. Gratidão eterna ao professor Polman. “ SEMPER OBSERVANDUM “

     Um dado curioso, é que este telescópio batizado de "Ômega Centauro", muito gentilmente o Luiz Lemke o fez doar para o acervo da Associação Astronômica de Pernambuco - A.A.P., onde mediante ação do tempo recebemos sem a sua montagem equatorial, e os espelhos necessitavam de uma nova cobertura de aluminização. Assim sendo, pessoalmente busquei restaurá-lo adaptando a confecção de uma montagem robusta Dobsoniana, e providenciando uma nova aluminização, jogo de oculares, luneta buscadora onde resultou em um instrumento perfeito ao uso, tendo ele uma idade um pouco mais de 40 anos !!! 

Parabéns amigo Lemke !!!
Audemário Prazeres
Telescópio Ômega Centauro restaurado na A.A.P.
Coordenador do Clube Messier-Polman
A.A.P./U.B.A.
Montagem exclusiva Dobsoniana feita pela A.A.P. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário