03/06/2020

IMPERDÍVEL !!!
MARQUEM EM SUAS AGENDAS !!!

     Entre os dias 22 de Junho até o dia 02 de Julho, teremos uma ótima oportunidade na observação dos objetos Messier a partir das 21 horas. Trata-se de uma região onde o campo visual nos favorece na observação da Chuva de Meteoros Bootídeas de Junho (June Boötids). Essa chuva é provocada pela passagem do Cometa 7P/Pons-Winnecke onde se tem registros da sua passagem desde 1916. Embora sejam observados usualmente entre um e dois meteoros por hora, há ocasiões em que o número de eventos pode chegar a cem meteoros por hora. Porém, vale ressaltar que boa parte desses meteoros passam com velocidades medianas (18 km/s), o que nos proporciona bons momentos de observações.
     Pois bem, este Clube não se dedica às Chuvas de Meteoros, e quem deseja desenvolver ações observacionais nesse segmento pode procurar a Comissão de Meteoros aqui na U.B.A. Mas, não deixa de ser interessante, e despertando motivação na "caça" dos Messier contemplar os famosos "riscos" no seu provocados pelos Meteoros. Então, no entorno da estrela Arcturus facilmente identificada na Constelação de Boötes (Boieiro) você pode avistar a Chuva Bootídeas de Junho, e "CAÇAR" os objetos Messier de boa magnitude visual que são: M.3 (Aglomerado Globular em Cães de Caça); M.4 (Aglomerado Globular em Escorpião), M.5 (Aglomerado Globular em Serpente); M.10 (Aglomerado Globular em Ofiúco); M.13 (Aglomerado Globular de Hércules); M.92 (Aglomerado Globular em Hércules).
Pegue como referência a estrela Arcturus da constelação de Boötes (Boieiro)
O registro do vídeo abaixo é da Chuva de Meteoros Bootídeas de Junho (June Boötids), ocorrida no dia 28 de Junho de 2012, percebam que seus rastros são grandes o que nos proporciona uma boa visão durante a "CAÇA" dos objetos Messier. 

Audemário Prazeres
Coordenador da Comissão Clube Messier-Polman
A.A.P./U.B.A.


2 comentários:

  1. Esses são exatamente os próximos messiers da minha lista de observação!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente por essa região se mostrar em seu planejamento observacional estimada colaboradora Lú Souza. Muito bom !!!

      Excluir