O RESSURGIMENTO DE UM MITO !!!
Essa Comissão, juntamente com a representação pessoal deste Coordenador, jamais poderia se isentar em dirigir algumas palavras, e pro conseguinte, divulgar o ressurgimento de um dos Boletins astronômicos mais referendados da nossa Astronomia. Refiro-me ao retorno do Boletim Ouranos da União Brasileira de Astronomia - U.B.A.
Se faz mister destacar que o primeiro boletim Ouranos da U.B.A. foi elaborado em 1975, há exatos 45 anos. Vejam ao lado a sua capa.
A primeira edição do boletim Ouranos (bem como os de outras entidades naquela época, inclusive os da A.A.P.), era de forma precária, e humilde. Mas trazia o compromisso sério em abordar temas importantes, fornecer dicas observacionais, e ter um espaço para integração entre as entidades astronômicas. No editorial da primeira edição de 1975, observamos uma grande intenção ousada naquela época de que o Boletim pudesse no futuro ser uma REVISTA IMPRESSA e ILUSTRADA. Pois bem, esse momento entendo que finalmente chegou !!! O novo Boletim Ouranos se mostra bem formatado, ilustrado, e se o leitor assim o quiser, pode imprimir em qualquer qualidade de papel para se ter um arquivo físico do mesmo em seu acervo.
Mas, o que me surpreende, e ao mesmo tempo, me alegra consideravelmente, é ver de forma arraigada no novo Ouranos as premissas dos idos anos 70, em ser um meio de registro, e divulgação de entidades, amadores, e profissionais na Astronomia, condição esta muito peculiar com o legado da U.B.A. Sabem..., quem acompanhou como Eu, os momentos de tempos em que confeccionávamos os Boletins escritos obtidos em uma máquina de datilografar em um estêncil, seja para rodar em um mimeógrafo à álcool, ou não, sabem muito bem o estado de emoção em fazer a leitura de como ele era antes, e como se mostra agora. E vou mais além, espero ainda vivo ter a oportunidade de ler um Boletim Ouranos da U.B.A., no formato de uma verdadeira Revista com propagandas comerciais para garantir um custeio próprio de publicação como verificamos em revistas de Astronomia como por exemplo: Sky & Telescope. Acham isso impossível??? Então, pensem por um momento na afirmação contida no primeiro editorial do Boletim Ouranos, onde se imaginava de forma VISIONÁRIA suas edições de forma ilustrada ??? Pois é..., naquela época pensar algo assim era quase a mesma "impossibilidade" que talvez você pense agora nesse meu desejo do Boletim Ouranos se assemelhar a uma revista como a Sky & Telescope.
Como não poderia deixar de destacar, o boletim trás uns gráficos bem precisos das atividades de todas as Comissões da U.B.A., na atualidade, e a Comissão Messier-Polman se destaca pelo seu SUCESSO em VISITAS, POSTAGENS, e INTERESSE DE MEMBROS.
Essa condição de ser a Comissão mais ativa da U.B.A., sempre me condiciona em agradecer dos os seus membros pela dedicação com a Astronomia Observacional de forma sistemática. Bem como, estender o meu sincero obrigado as pessoas que nos visitam periodicamente seja no Brasil, ou no exterior.
Afinal, até o momento dessa postagem são 10.188 VISITAS.
Aquele abraço MESSPOLMEANO à todas (os) !!!
Audemário Prazeres
Coordenador da Comissão Messier-Polman
A.A.P./U.B.A.
VEJAMOS ABAIXO OS GRÁFICOS ONDE SE DESTACA A COMISSÃO MESSIER-POLMAN !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário