Fonte: Google Imagens
Há 35 anos, 02 de junho de 1986, a astronomia brasileira perdia - precocemente - um de seus grandes divulgadores.
Johannes Michael Antonius Polman - ou Padre Jorge Polman, como era conhecido - nasceu na Holanda (Amsterdã), mas veio para o Brasil em 1952.
Segundo Travnik (2012), já no início dos anos 1970 Padre Polman foi o responsável pela criação do Clube Estudantil de Astronomia (CEA) em Recife.
Presidente da União Brasileira de Astronomia entre 1979 e 1980, Padre Polman sempre foi um entusiasta da prática observacional, espírito esse que procurava embutir em seus alunos (TREVISAN, 2020).
Esta comissão da UBA, denominada Clube Messier-Polman em sua homenagem, busca manter vivo este espírito. Se hoje, consideramos o Clube Messier-Polman um segundo lar e, de forma similar, consideramos seus membros como parte de uma família unida pela astronomia observacional, isto se deve aos esforços de quem criou este ambiente e nos ensinou a amá-lo.
Abaixo trazemos uma nota de pesar da UBA, extraída do seu Informativo Astronômico (Volume 6, nº 2, abr./dez./86):
Em nome de todos do Clube Messier-Polman, nossa eterna gratidão ao Padre Polman. Que possamos honrar seus ensinamentos e difundir a astronomia observacional pelo país.
_________________________________________
Interessado em também se tornar um "Astrônomo Observacional Amador" certificado pela Comissão Clube Messier-Polman, da União Brasileira de Astronomia? Junte-se à nós!
Clique aqui e faça seu cadastro! Torne-se um colaborador da Comissão Clube Messier-Polman!
Aqui, "um ajuda o outro"!
Coordenação da Comissão Clube Messier-Polman da UBA
Nenhum comentário:
Postar um comentário