28/05/2021

DESTAQUE MESSIER-POLMAN: Felipe Felix Certificado como Membro de 2º Grau do Clube Messier-Polman da UBA


O comprometimento, a persistência e a seriedade dos nossos membros são notórios!

O Felipe Felix do Carmo, de Fortaleza/CE, conseguiu registrar mais 30 objetos do Catálogo Messier, progredindo para a categoria de Membro de 2º Grau do Clube Messier-Polman da UBA. Mas, não é só isso! O Felipe conseguiu esse feito utilizando apenas o seu BINÓCULO 20x80 e muita dedicação, considerando a grande poluição luminosa da capital cearense.

São nada menos que 60 Objetos Messier observados apenas com o binóculo! 
🌟🌟🌟

Então, é com muito orgulho que a Comissão Clube Messier-Polman certifica Felipe Felix como "Astrônomo Observacional Amador de 2° Grau".


A seguir, um breve resumo de sua jornada observacional:
____________________________________________

Relato de conclusão do 2° grau do Clube Messier-Polman:
Felipe Felix do Carmo


Passado um mês da entrega do meu último relatório, mantive minha persistência (talvez teimosia) em observar os objetos do catálogo Messier na luminosa Fortaleza, Terra da Luz. Diferentemente das observações do primeiro relatório, que foi composto majoritariamente por grandes aglomerados abertos, as observações deste segundo relatório foram marcadas por aglomerados globulares e somente alguns pequenos aglomerados abertos. Além disso, a maioria das observações foram realizadas no final da noite.


Devido à tenuidade dos objetos que foram registrados neste segundo relatório, a dificuldade foi bem maior em comparação ao primeiro. Técnicas como visão evitada (que é basicamente olhar para o objeto com visão periférica, isto é, não diretamente) foram de grande utilidade, principalmente na identificação de pequenos aglomerados globulares e galáxias. Minha maior surpresa foi observar galáxias, pois estava desacreditado que seria possível percebê-las na capital cearense. Entretanto, alguns membros mais brilhantes como M81 e pequenas galáxias com maior brilho superficial (M64, M94 e M49) foram identificadas, apesar da dificuldade, mesmo em boas condições atmosféricas.


Compreendendo que os próximos objetos a serem registrados serão em sua maior parte galáxias, termino meus registros de observação com meu binóculo na cidade de Fortaleza. Direcionarei assim meu olhar para céus mais escuros e limpos...

_________________________________________


Parabéns ao Felipe, e esperamos que, em breve, ele consiga a certificação de 3º Grau, por meio do registro de mais 30 objetos do Catálogo Messier.

Interessado em também se tornar um "Astrônomo Observacional Amador" certificado pela Comissão Clube Messier-Polman, da União Brasileira de Astronomia? Junte-se à nós!

Clique aqui e faça seu cadastro! Torne-se um colaborador da Comissão Clube Messier-Polman! 

Aqui, "um ajuda o outro"!


Coordenação da Comissão Clube Messier-Polman da UBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário