A observação dos objetos de Messier, principalmente em graus mais avançados, requer dedicação e persistência. Essas são duas palavras que representam o espirito do Clube Messier-Polman, em especial seus colaboradores. Dentre eles, destacamos o Felipe Felix que retrata de forma maestral essa verdadeira odisseia pelo céu noturno e, dessa forma, orgulhosamente anunciamos o seu certificado de 3° grau. São incríveis 90 objetos de Messier observados e registrados, um feito sem dúvidas espetacular!
🌟🌟🌟
A Comissão Clube Messier-Polman certifica Felipe Felix como "Astrônomo Observacional Amador de 3° Grau".
A seguir, um breve resumo de sua jornada observacional:
Passado um pouco mais de um mês da entrega do relatório referente ao 2° grau, reuni as observações que fiz no início de Maio e no início de Julho. Essas observações foram realizadas longe de Fortaleza, uma vez que os objetos do terceiro relatório são exclusivamente galáxias do catálogo Messier, portanto foi necessário fugir da poluição luminosa da capital cearense.
Praticamente foram duas noites maratonando esses objetos no céu. A primeira noite de observação foi na localidade de Poço Doce, entre Paracuru e Paraipaba. Essas observações datam antes da entrega do segundo relatório. Não adicionei essas observações no segundo relatório no intuito de não misturar com as observações que foram feitas em Fortaleza. Nessa noite me concentrei nos objetos do catálogo localizados em Ursa Maior, Leão e alguns em Cães de Caça.
A segunda noite de observação ocorreu no início de Julho em uma viagem promovida pelo CASF (Clube de Astronomia de Fortaleza) à zona rural de Canindé (seguindo todos os protocolos sanitários de segurança). Nessa noite virei meus olhares para Virgem, Cabeleira de Berenice e alguns objetos que faltavam em Cães de Caça. Vale ressaltar que essa noite foi muito propícia à observação, pois o céu permaneceu limpo do início até o final da noite (4:30 da manhã), fato que me permitiu observar objetos que estavam faltando para concluir o terceiro relatório. Consegui ainda observar objetos que eu já tinha visto e ainda observar/registrar alguns objetos do catálogo que integrarão o quarto relatório. Fui dormir muito cansado, mas imensamente satisfeito. Quanto trabalho! Quanta felicidade!
O binóculo possui várias vantagens e uma delas é o amplo campo de visão. Muitos desses objetos que foram descritos no terceiro relatório estão muito próximos uns dos outros. Houve situações em que 3 ou 4 objetos do catálogo cabiam no mesmo campo da ocular, como foi o caso do Tripleto de Leão. Outro exemplo foi a Cadeia de Markarian, um aglomerado de galáxias em Virgem que coube perfeitamente no campo do meu binóculos 20x80. Isso foi de suma importância para que 30 desses objetos do catálogo Messier fossem registrados em apenas duas noites.
O ato de fugir da poluição luminosa de Fortaleza e experimentar pela primeira vez um céu limpo como aquele de Canindé (Bortle 2) foi uma experiência extraordinária. Ver a Via Láctea em sua beleza é algo extraordinário. Agradeço ao CASF por ter me proporcionado uma das mais belas experiências visuais da minha vida.
_________________________________________
Interessado em também se tornar um "Astrônomo Observacional Amador" certificado pela Comissão Clube Messier-Polman, da União Brasileira de Astronomia? Junte-se à nós!
Clique aqui e faça seu cadastro! Torne-se um colaborador da Comissão Clube Messier-Polman!
Aqui, "um ajuda o outro"!
Nenhum comentário:
Postar um comentário