02/08/2021

Objetos Messier do Mês de Agosto: M72 e M73

O "Messier do Mês" de agosto é um verdadeiro desafio!

Encontrar M72 (mag. 9.2) e M73 (mag. 8.9) pode ser desafiador, não apenas devido às suas características e/ou magnitudes, mas também por estarem localizados na fronteria entre duas constelações relativamente tênues e com poucas estrelas de boa magnitude - Aquário e Capricórnio, respectivamente. 

Em pequenos telescópios, M72 aparece como uma nebulosa tênue e é necessário um instrumento de tamanho médio para identificar as estrelas ao seu redor. Ele é considerado um dos menores, mais tênues e mais remotos aglomerados listados no catálogo de Messier. Enquanto M73 é um asterismo formado por quatro estrelas em forma de Y, suas estrelas são bastante fracas e não são fáceis de diferenciá-las. Por muito tempo acreditava-se que ele era um aglomerado aberto.

Messier 72. Créditos: ESA / Hubble e NASA


Messier 73. Créditos: Wikisky

Como localizar M72 e M73?

A melhor época para observar M72 e M73 é entre os meses de agosto, setembro e outubro. Comece por M72, que está localizado a cerca de 3 graus ao sul e 1,5 graus a leste da estrela Albali (mag. 3.7). Ou imagine uma linha traçada de Albali para Saturno, esse aglomerado estará um pouco abaixo dessa linha, na primeira metade do caminho. Uma vez encontrado o M72, mova lentamente seu campo de visão para baixo em linha reta e encontrará também M73.



Imagens do Stellarium

Curiosidades sobre M72 e M73

M72 foi descoberto pelo colega de Charles Messier Pierre Méchain em 29 de agosto de 1780. Messier encontrou o objeto em 4 de outubro junto com Messier 73. Ele adicionou os dois ao seu catálogo, descrevendo o M72 como uma nebulosa tênue e o M73 como um aglomerado com alguma nebulosidade. Astrônomos que observaram M73 nas décadas seguintes à descoberta de Messier, incluindo William e John Herschel, não detectaram nenhuma nebulosidade ao redor das estrelas.
 
Embora tenha-se acreditado que o Messier 73 era um aglomerado estelar aberto e pouco povoado, e que suas estrelas eram ligadas pela atração gravitacional, hoje, é conhecido por ser um dos três objetos Messier que não são objetos do céu profundo, junto com a estrela dupla Messier 40 e a nuvem estelar Messier 24 da Via Láctea (Nuvem Estelar de Sagitário). Além disso, já se sabe que as quatro estrelas não estão fisicamente relacionadas.

Céus limpos e boas observações!


REFERÊNCIAS

MESSIER OBJECTS: Guide to the Bright Galaxies, Nebulae and Clusters Listed in the Messier Catalogue. Disponível em: https://www.messier-objects.com/ Acesso em ago.2021.

STAR CHARTS. Disponível em: https://freestarcharts.com/ Acesso em ago.2021.

WIKISKY. Disponível em: http://wikisky.org/ Acesso em ago.2021.
 

______________________________________

Interessado em também se tornar um "Astrônomo Observacional Amador" certificado pela Comissão Clube Messier-Polman, da União Brasileira de Astronomia? Junte-se à nós!

Clique aqui e faça seu cadastro! Torne-se um colaborador da Comissão Clube Messier-Polman! 

Aqui, "um ajuda o outro"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário