Johannes Michael Antonius Polman, mais conhecido como Pe. Polman, nasceu no dia 07 de janeiro de 1927 em Amsterdan, na Holanda. Em 1952 veio para o Brasil, onde se tornou sacerdote e atuou como professor de ciências no Colégio São João, em Recife - PE. Foi nessa escola que o mesmo fundou o Clube Estudantil de Astronomia (CEA), que em maio de 2022 completará 50 anos de fundação.
No ano seguinte (1973), o Pe. Polman fundou a Sociedade Astronômica do Recife (SAR).
Durante o período 1979/1980, esse clube foi também a sede da União Brasileira de Astronomia, sendo Jorge Polman, o presidente.
O Pe. Polman fez parte da América Latina da International Union of Amateur Astronomers - IUAA, da Liga Ibero-Americana de Astronomia - LIADA e da International Occultation Timing Association - IOTA. Além disso, o mesmo tem uma lista de grandes contribuições no campo da Astronomia!
Que o lema desse ilustre astrônomo nunca seja esquecido: "Observar, Observar, Sempre Observar"!
Para mais informações sobre o Pe. Polman, consulte a lista de fontes disponível no fim da postagem.
_________________________________________
Interessado em também se tornar um "Astrônomo Observacional Amador" certificado pela Comissão Clube Messier-Polman, da União Brasileira de Astronomia? Junte-se à nós!
Clique aqui e faça seu cadastro! Torne-se um colaborador da Comissão Clube Messier-Polman!
Aqui, "um ajuda o outro"!
FONTES:
ACERVO ASTRONÔMICO. Astrônomo Pe. Jorge Polman. Disponível em: <http://acervoastronomico.org/acervo/ASTRONOMOS/jorgepolman.html> Acesso em jan./2022.
ACERVO ASTRONÔMICO..CLUBE ESTUDANTIL DE ASTRONOMIA. Disponível em: http://acervoastronomico.org/acervo/CEA-SAR/CEA-1972-1982.pdf> Acesso em jan./2022.
PRAZERES, Audemário. Pe. Jorge Polman, 2011. Disponível em: <https://docplayer.com.br/66221423-Pe-jorge-polman-por-audemario-prazeres-observar-observar-sempre-observar.html> Acesso em jan./2022.
TRAVNIK, Nelson. Johannes Michael Antonius Polman (Padre Jorge Polman). 2012. Disponível em: <http://astronomia.blog.br/padre-polman/> Acesso em jan./2022
Nenhum comentário:
Postar um comentário