As indicações do mês de janeiro trazem três aglomerados abertos e uma bela nebulosa para os observadores. Além disso também trataremos sobre um encontro no final da madrugada do dia 26 entre o planeta Marte e a nebulosa da lagoa, M8.
Dando inicio as nossas sugestões, vamos falar de dois aglomerados globulares bem próximos e fáceis de serem vistos por equipamentos mais simples, trata-se de M46 e M47.
O aglomerado aberto M46 está localizado na constelação da Popa(Puppis) com magnitude 6 está distante 5 440 anos luz de distancia da terra. Esse aglomerado foi descoberto por Charles Messier em 1771 e foi o primeiro objeto descoberto por ele após a publicação da primeira versão do catalogo para Real Academia de Ciências da França. Pode ser visto com telescópios com certa facilidade, outra característica interessante é a presença da nebulosa planetária NGC 2438 que parece que está "dentro" do aglomerado, mas só parece mesmo, pois não compartilha da mesma velocidade radial do aglomerado.
Dando continuidade as nossas recomendações vamos falar do vizinho de M46, o aglomerado aberto M47. Esse aglomerado é também aberto e localizado na constelação da Popa, possui magnitude 5,2 e está a uma distancia da terra de 1600 anos luz. Foi descoberto pelo astrônomo italiano Giovanni Battista Hodierna antes de 1664 e redescoberto de forma independente por Messier em 1771. Embora seja um aglomerado brilhante, é um dos aglomerados abertos com menor população em comparação a outros que podem ter até milhares.
Como M46 e M47 estão bem próximos no céu, seguindo o mesmo caminho encontramos ambos. Sugiro a localização da estrela Sirius e também da estrela Alfa da constelação do unicórnio(26 Mon), M46 e M47 estarão próximos dessa região, M47 é bem simples de ver pois tem estrelas bem brilhantes que mostram sua posição facilmente, o seu vizinho também será visivel com certa facilidade nas imediações.
Partindo agora para os objetos de Caldwell vamos iniciar pelo aglomerado aberto C96, conhecido também como NGC 2516 e Colmeia do Sul (por sua semelhança com o aglomerado de colmeia do hemisfério norte). Localizado na constelação da Carina, foi descoberto pelo astrônomo francês Nicolas-Louis de Lacaille em 1751. Está localizado a pouco mais de mil anos-luz da Terra e com magnitude de 3,8 é facilmente visto a olho nu em céus escuros, é um alvo típico do céu do hemisfério sul.
Para localizar C96 é bem fácil pois existe muitas estrelas brilhantes que vão guiar seu caminho como Naos, Regor e Avior você encontra o aglomerado ao lado da ultima estrela citada , você também pode tomar como referência Canopus mais acima ou mesmo tomar como referência a Grande Nuvem de Magalhães para encontrar C96 que estará a uma certa distancia ao lado.
UNIVERSE TODAY. Messier 46. Disponível em <https://www.universetoday.com/35075/messier-46/>. Acesso em jan.2022.
ROTH RITTER. M46 / NGC 2438. Disponível em: <http://www.darkatmospheres.com/astro/gallery/clusters/enlarge.php?fileBase=clusters_3>. Acesso em jan.2022.
ESO. As estrelas quentes e azuis de Messier 47. Disponível em: <https://www.eso.org/public/brazil/news/eso1441/>. Acesso em jan.2022.
UNIVERSE TODAY. Messier 47. Disponível em: <https://www.universetoday.com/35129/messier-47-star-cluster/>. Acesso em jan.2022.
ALEX CHERNEY. Messier 47. Disponível em:<https://www.astrobin.com/387428/?nc=group&nce=125> .Acesso em jan.2022
NASA. Caldwell 96. Disponível em: <https://www.nasa.gov/feature/goddard/caldwell-96>. Acesso em jan.2022.
NASA. Caldwell 103. Disponível em:<https://www.nasa.gov/feature/goddard/caldwell-103>.Acesso em jan.2022.
______________________________________
Interessado em também se tornar um "Astrônomo Observacional Amador" certificado pela Comissão Clube Messier-Polman, da União Brasileira de Astronomia? Junte-se à nós!
Clique aqui e faça seu cadastro! Torne-se um colaborador da Comissão Clube Messier-Polman!
Aqui, "um ajuda o outro"!
Nenhum comentário:
Postar um comentário