Outubro é um mês em que o céu aparenta estar mais escuro, assim como no inverno. Agora, na entrada da primavera, temos muitas opções fáceis para encontrarmos objetos de céu profundo em várias partes do céu.
Focaremos aqui nos objetos de céu profundo do catálogo de Charles Messier, especificamente nas constelações de Aquário, Capricórnio, Pégaso e Lira, pois estas constelações estão mais próximas ao zênite. Em outubro, teremos o mês inteiro para encontrar todos os objetos Messier nessas constelações, a depender da escala de Bortle que o céu que se encontra na sua localidade.
Aquário é a 12ª das constelações zodiacais. Ela se encontra na faixa da eclíptica e é uma das mais tênues no céu. Seu asterismo não tem muito a lembrar um carregador de água, mas existem seis estrelas que vão servir de guia para ajudar a encontrar esta constelação (dentro do circulo vermelho (Figura 1).
Na constelação de aquário encontraremos três objetos Messier:
-M2 ( Aglomerado globular, de magnitude 6,5).
-M72 (Aglomerado globular de estrelas com magnitude aparente de 9,3).
-M73 (Aglomerado aberto de estrelas. com magnitude aparente de 8,9).
______________________________________
Interessado em também se tornar um "Astrônomo Observacional Amador" certificado pela Comissão Clube Messier-Polman, da União Brasileira de Astronomia? Junte-se à nós!
Clique aqui e faça seu cadastro! Torne-se um colaborador da Comissão Clube Messier-Polman!
Aqui, "um ajuda o outro"!
Nenhum comentário:
Postar um comentário