14/11/2022

Recomendações do mês de novembro - Uma viagem por Cassiopéia (Parte 1) - Objetos de Messier

O mês de novembro reserva diversos objetos interessantes para observação. Nas  constelações a norte do céu existe um cardápio recheado que vão desde de galáxias aos aglomerados estelares, nesse mês e no próximo, vamos destacar uma das constelações mais famosas dos céus boreais, a constelação de Cassiopéia. Essa constelação do hemisfério norte é facilmente notada por seu formato em forma de "W" ou "M" (levando em consideração o seu hemisfério), as constelações vizinhas são as da Girafa, Cefeu, Lagarto, Andrômeda e do Perseu.  A constelação de Cassiopéia é rica em aglomerados estelares e  nas recomendações desse mês apresentaremos os objetos de Messier dessa constelação, M52 e M103.

Constelação de Cassiopéia - Créditos: IAU 

Iniciando as indicações por belo aglomerado aberto, o objeto M52, conhecido também como NGC 7654. Esse aglomerado foi descoberto por Charles Messier em 07 de setembro de 1774 enquanto ele observava um cometa nessa região do céu. Localizado a 4.600 anos luz de distancia possui magnitude  6,9, sendo facilmente visto por binóculos e telescópios.

M52 - Créditos Wikisky

Localizar M52 não é tarefa complicada, tomando como referência o "W" ou "M"e especificamente as as estrelas Shedar(Alfa da constelação) e Caph (Beta da constelação), o objeto está a aproximadamente 5 graus de distancia da  estrela beta, na divisa com a constelação de Cefeu.  

Localização de M52 - Créditos: The Sky Live

A nossa próxima indicação do mês é o outro aglomerado do catalogo de Messier disponível na constelação, M103 ou NGC 581. M103 é uma dos últimos objetos incluídos no catálogo de Messier e foi descoberto pelo astrônomo francês Pierre Méchain em março ou abril de 1781. Distante de nós cerca de 10.000 anos luz possui magnitude 7.4 sendo facilmente visto por binóculos ou telescópios de pequeno porte.
Messier 103 - Créditos : Wikisky

Localizar M103 é tarefa simples, visto que, está a uma distancia de aproximadamente de 1 grau da estrela Ruchbah (Delta de Cassiopéia), facilitando o Starhopping:

Localização de M103 - Créditos: The Sky Live


Essas foram as indicações do mês de novembro, objetos interessantes pra quem está no primeiro ou segundo grau da comissão. No próximo mês continuaremos nossa viagem por Cassiopéia, dessa vez com os objetos Cadwells da constelação. 

Desejamos excelentes noites de observação!


Referências 

IAU. The Constelations. Disponível em: https://www.iau.org/public/themes/constellations/ .Acesso em  Nov.2022.

UNIVERSE TODAY. Messier 52.Disponível em https://www.universetoday.com/36015/messier-52/ .Acesso em  Nov.2022.

THE SKY LIVE. Messier 52 (the scorpion) - Open Cluster in Cassiopeia. Disponível em: https://theskylive.com/sky/deepsky/messier-52-the-scorpion-object  .Acesso em  Nov.2022.

WIKISKY.  M52 . Disponível em:  http://wikisky.org/starview?object_type=4&object_id=39&object_name=M52&locale=EN . Acesso em  Nov.2022.

FREESTARCHARTS. Messier 103. Disponível: 
https://freestarcharts.com/messier-103Acesso em  Nov.2022.

WIKISKY. M103. Disponível em: http://www.wikisky.org/starview?object=Messier+103Acesso em  Nov.2022.

 ______________________________________

Interessado em também se tornar um "Astrônomo Observacional Amador" certificado pela Comissão Clube Messier-Polman, da União Brasileira de Astronomia? Junte-se à nós!

Clique aqui e faça seu cadastro! Torne-se um colaborador da Comissão Clube Messier-Polman! 

Aqui, "um ajuda o outro"! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário