04/04/2023

Recomendações do mês de abril - M94 e C32

As recomendações de observação deste mês de abril de 2023 são dois alvos desafiadores na região boreal do céu e portanto um desafio a mais para observadores do Hemisfério Sul devido sua baixa localização. Trata-se de M94 e C32, duas galáxias localizadas na constelação de Canes Venatici (Cães de Caça). De bônus, vamos apresentar a bela estrela dupla, Cor Caroli, dessa mesma constelação. 

Nossa primeira recomendação é a galáxia espiral M94 ou NGC4736, esse objeto foi descoberto por Pierre Méchain em 22 de março de 1781 e incluída no famoso catalogo de Messier dois dias após observação do próprio Charles Messier. Distante de nós cerca de 16 milhões de anos luz, possui magnitude 9,0, ainda é um alvo acessível a pequenos equipamentos, apesar de exigir uma certa dose de prática em observação de objetos difusos. Uma característica interessante é que ela é vista de face da Terra, mostrando todo o seu esplendor. 
M94 - Créditos: NASA/ESA

Localizar M94 é uma tarefa facilitada pois essa galáxia se localiza bem próximo das estrelas Chara (Beta da constelação) e da estrela dupla Cor Coroli (Alfa da constelação) as duas principais estrelas dos Cães de Caça. M94 e as duas estrelas formam uma espécie de triangulo, em que a galáxia é um dos vértices.



Localização de M94 - Créditos: The Sky Live 

Dando continuidade com nossas indicações, partiremos para outra galáxia espiral localizada na mesma constelação, o objeto C32, NGC 4631 ou também conhecido como galáxia da baleia. Descoberta por Willian Herschel em 20 de março de 1787, está distante de nós cerca de 28 milhões de anos luz, possui magnitude 9,3 sendo um alvo interessante para pequenos equipamentos. Devido a sua posição vista de perfil da terra, assemelha-se a uma baleia, outra característica interessante é sua semelhança com a nossa galáxia em relação ao tamanho. 

C32 - Créditos: NASA/ESA

Para localizar C32 você pode tomar como referencia a estrela binaria Cor Coroli, a galáxia localiza-se nas imediações, em média 6°de distancia da estrela.

Localização de C32 - Créditos: The Sky Live 

Um bônus nessa região ainda é a possibilidade de observar a estrela dupla Cor Caroli, alfa da constelação dos Cães de Caça. "Cor Caroli" significa, Coração de Carlos em homenagem ao rei Carlos segundo. Por meio de pequenos equipamentos já é possível revelar sua dupla, uma com magnitude 2.84 e a outra com 5.6, estão distantes entre si cerca de 19'' (segundos de arco).  
Esboço de Cor Coroli vista por meio de um telescópio - Créditos: Jeremy Perez 

Essas foram nossas recomendações do mês: duas galáxias espirais vistas de ângulos diferentes e ainda uma belíssima estrela dupla.  Desejamos a todas excelentes noites de observação! 

______________________________________

Interessado em também se tornar um "Astrônomo Observacional Amador" certificado pela Comissão Clube Messier-Polman, da União Brasileira de Astronomia? Junte-se à nós!

Clique aqui e faça seu cadastro! Torne-se um colaborador da Comissão Clube Messier-Polman! 

Aqui, "um ajuda o outro"! 

Referências 

EARTH SKY. Cor Caroli, name for the heart of a king. Disponível em: https://earthsky.org/brightest-stars/cor-caroli-heart-of-charles/ . Acesso em Abr.2023.

FREE STAR CHARTS. NGC 4631. Disponível em: https://freestarcharts.com/ngc-4631 .Acesso em Abr.2023.

NASA. Caldwell 32. Disponível em: https://www.nasa.gov/feature/goddard/caldwell-32 .Acesso em Abr.2023.

NASA. Messier 94. Disponível em: https://www.nasa.gov/feature/goddard/2017/messier-94 .Acesso em Abr.2023.

PEREZ MEDIA. Double Star Sketches. Disponível em: https://perezmedia.net/beltofvenus/2004/08/01/double_star_ske/ . Acesso em Abr.2023.

THE SKY LIVE. Messier 94 - Crocs eye galaxy . Disponível em: https://theskylive.com/sky/deepsky/messier-94-crocs-eye-galaxy-object .Acesso em Abr.2023.




Nenhum comentário:

Postar um comentário