23/04/2023

DESTAQUE MESSIER-POLMAN: Álvaro Borges Certificado como Membro de 2º Grau do Catálogo Caldwell do Clube Messier-Polman da UBA

 


É com grande satisfação que anunciamos mais um membro certificado do Clube Messier-Polman! Trata-se do Álvaro Borges, o carioca colecionador de feitos na comissão e dessa vez com outro certificado que evidência  sua dedicação na astronomia observacional amadora. Álvaro é sempre solícito na escrita de artigos e recomendações contribuindo de forma significativa para o clube, membros assim nos deixam orgulhosos.  Com muito orgulho certificamos Álvaro Borges como "Astrônomo Observacional Amador de 2° grau (Caldwell)".  



Na sequência, segue o relato do Álvaro em sua jornada observacional: 

Após obter o certificado Caldwell de 1⁰ Grau em novembro de 2021 com os 30 primeiros “Objetos de Céu Profundo" (DSO) observados, priorizei obter a certificação de 2⁰ e 3⁰ Grau do Catálogo Messier. Só após isso, em outubro de 2022, passei a me dedicar exclusivamente à observação dos DSOs Inéditos do Catálogo Caldwell. A essa altura tinha observado apenas 12 DSOs.

Infelizmente as condições climáticas da região sudeste onde resido estavam instáveis e totalmente desfavoráveis à observação astronômica nos meses de novembro até fevereiro de 2023. Foram quatro meses de poucas oportunidades, com a observação de apenas 06 DSOs.

Finalmente no dia 15 de março de 2023 o tempo melhorou e coincidiu com a Lua Minguante. Foi a oportunidade de observar 12 DSOs em 5 dias e completar os 30 objetos necessários para o certificado de 2⁰ Grau.

Nessa jornada utilizei quatro locais de observação e dois telescópios. Com o telescópio refrator de 70 mm f/12.8, que é mais portátil, observei em um apartamento no bairro da Tijuca na cidade do Rio de Janeiro, numa pousada na cidade serrana de Penedo (RJ) e em uma casa na cidade litorânea de Rio das Ostras (RJ) totalizando 15 DSOs.

Com o telescópio refletor de 150 mm f/9.3 observei os outros 15 DSOs de um apartamento no bairro de Copacabana no Rio de Janeiro. Fiz algumas melhorias neste telescópio que foram fundamentais para o sucesso dessa jornada. Instalei uma mola no parafuso central que suporta o espelho secundário, o que facilitou e melhorou muito a colimação dos espelhos. Instalei também um novo motor no eixo RA da montagem equatorial, de melhor qualidade, que permitiu compensar a rotação da Terra e parar a imagem na ocular. Isso facilitou muito a observação, a focalização, a troca de filtros e uso de oculares de maior ampliação. A motorização também reduz a vibração causada pelo constante ajuste do eixo RA e permite acomodar a visão por mais tempo para observar objetos mais tênues.

Foi uma longa jornada de 17 meses, no limite dos meus recursos de equipamentos e locais de observação, mas trouxe muita satisfação, pois os objetos do Catálogo Caldwell são muito interessantes e desafiadores.

 

Álvaro Borges

alvaromborges54@gmail.com

30/03/2023


Parabéns, Álvaro! Esperamos em breve emitir seus próximos certificados. Céus limpos e boas observações!

________________________________________

Interessado em também se tornar um "Astrônomo Observacional Amador" certificado pela Comissão Clube Messier-Polman, da União Brasileira de Astronomia? Junte-se à nós!

Clique aqui e faça seu cadastro! Torne-se um colaborador da Comissão Clube Messier-Polman! 

Aqui, "um ajuda o outro"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário