06/05/2023

Recomendações do mês de maio - Maratona de galáxias em Virgem

A sugestão de observação para o mês de maio de 2023 ficaram a cargo do nosso membro Álvaro Borges e se trata de uma verdadeira empreitada observacional, uma maratona de galáxias na constelação de Virgem, em especial as três Galáxias Elípticas M84, M86 e M87 e a Galáxia Espiral M90.

Localização das principais Galáxias do Aglomerado de Virgem. Créditos: Wikisky.

Na Constelação de Virgem foi encontrado o primeiro Aglomerado de Galáxias e em 18 de Março de 1781, Charles Messier, em uma única noite, descobriu 8 objetos nebulosos perto das bordas das constelações de Virgo e Coma Berenices: as galáxias M84, M85, M86, M87, M88, M89, M90 e M91.

Será que podemos repetir esse feito?

Estamos em plena temporada das galáxias. O Aglomerado de Galáxias de Virgem surge no horizonte  logo no início da noite, possibilitando, até aos astrônomos que não podem dormir tarde, observá-las. Além disso estamos iniciando o outono, estação mais seca e de noites mais longas e propícias à observação astronômica. É uma oportunidade que não podermos perder.

A sugestão é iniciar pelo par de Galáxias Elípticas M84 e M86 que ficam no centro do aglomerado.

M84 e M86 estão visualmente muito próximas entre si. M84 está a apenas 17 minutos de arco de M86. Ambas as galáxias podem ser encontradas facilmente, apontando o telescópio quase exatamente a meio caminho entre Denebola (β Leo) e Vindemiatrix (ε Vir).  M84 e M86 aparecerão juntas no campo de visão de uma ocular de baixa ou média potência e podem servir como ponto de partida para observar o Aglomerado de Galáxias de Virgem.

M84, também denominada NGC4374, com magnitude 9,1, é um dos membros mais brilhantes do Aglomerado de Virgem;  tem 7.4'x6.4'' em tamanho aparente e está a 66 milhões de anos luz da Terra. Messier 84 marca o início da "Cadeia de Galáxias de Markarian" (Markarian's Chain) que corre a nordeste de M84 até M88 em Coma Berenices.  As gigantescas galáxias elípticas e espirais nesta área, ao longo da fronteira Virgo-Coma Berenices, formam o núcleo do Super aglomerado de Virgem.

M86, também denominada NGC4406, tem uma magnitude visual de 8,9 e tamanho aparente de 7,5 'x 5,5' a uma distância de 57 milhões de anos luz. Quase gêmea da M84, esta galáxia brilhante é uma galáxia elíptica do tipo E3. Tem um sistema conspícuo de aglomerados globulares fracos.

Galáxias M84 e M86. Créditos: Wikisky.

A próxima recomendação é M87 também conhecida como NGC4486. É uma galáxia elíptica gigante, o maior e mais brilhante membro do aglomerado de Galáxias Virgo-Coma, com magnitude de 8.67, tamanho aparente de  7.1'x6.7' à distância de 55 milhões de anos luz.  M87 é famosa por duas características peculiares e talvez únicas: um enorme sistema de aglomerado globular e um jato espetacular de gás turbulento que se estende a vários milhares de anos-luz de seu núcleo.  Esta galáxia também é uma forte fonte de rádio  conhecida como Virgo A ou 3C 274. Por ser a maior galáxia elíptica próxima e uma das fontes de rádio mais brilhantes no céu, M87 é um alvo popular tanto para astrônomos amadores quanto para estudos profissionais.
 
M87 foi alvo de observações pelo Event Horizon Telescope (EHT) em 2017. As imagens obtidas pelo EHT mostram um anel brilhante ao redor da sombra do buraco negro supermassivo no centro de M87, sendo esta a primeira imagem direta de um buraco negro.

Galáxia  Messier 87 pelo Telescópio Espacial Hubble. Créditos: NASA/ESA

A última recomendação é M90, ou  NGC4569, uma impressionante galáxia espiral barrada de magnitude 9,5 a cerca de 1° ao norte de M89 e 1.5⁰ de distância do subgrupo centrado em Messier 87. M90 mede 9,5' x 4,5' de tamanho aparente à 39 milhões de anos luz. Seu disco externo é muito fraco, mas bem definido, e seu lado oeste é visivelmente abaulado. Dentro do disco estão tênues braços espirais presos às extremidades de um núcleo estendido e manchado.  Os braços estão firmemente enrolados no sentido anti-horário ao redor do núcleo.  Em pequenos telescópios, M90 aparece como  um disco alongado e manchado.

Galáxia M90. Créditos: Wikisky.
 
Essas foram as nossas indicações. Para aqueles com mais "apetite", a constelação de Virgem  possui ainda mais 8 galáxias e nas proximidades temos mais 6 galáxias da Constelação de Coma Berenices que pertencem ao Aglomerado de Galáxias de Virgem.
 
Tenha uma excelente maratona e aproveite para incluir esses belos objetos em seu relatório de certificação. Bons céus e ótimas noites de observações!
 
Álvaro Borges
alvaromborges54@gmail.com
30/04/2023

______________________________________

Interessado em também se tornar um "Astrônomo Observacional Amador" certificado pela Comissão Clube Messier-Polman, da União Brasileira de Astronomia? Junte-se à nós!

Clique aqui e faça seu cadastro! Torne-se um colaborador da Comissão Clube Messier-Polman! 

Aqui, "um ajuda o outro"! 

Referências:
 
MESSIER OBJECTS. Messier 84. Disponível em: https://www.messier-objects.com/messier-84/. Acesso em abril 2023.

MESSIER OBJECTS. Messier 86. Disponível em: https://www.messier-objects.com/messier-86/. Acesso em abril 2023.

MESSIER OBJECTS. Messier 87. Disponível em: https://www.messier-objects.com/messier-87-virgo-a/. Acesso em abril 2023.

MESSIER OBJECTS. Messier 90. Disponível em: https://www.messier-objects.com/messier-90/. Acesso em abril 2023.

WIKIPEDIA. Markarian's Chain. Disponível em:  https://en.wikipedia.org/wiki/Markarian%27s_Chain. Acesso em abril 2023.






Nenhum comentário:

Postar um comentário