Dia 10 de Julho de 2023, logo após o pôr do Sol, na direção Oeste, será possível observar a conjunção entre o planeta Marte e a estrela Regulus (Alpha Leonis) na constelação de Leão.
A distância aparente entre eles será de apenas 40 minutos de arco (0.7°) e portanto dentro do campo de visão de um telescópio amador típico. Regulus com magnitude de 1.32 será um pouco mais brilhante que Marte que estará com magnitude de 1.74. Marte estará bem pequeno, com um diâmetro aparente de apenas 4.12 segundos de arco ou seja, 9.5 vezes menor que Vênus.
Marte estará numa Altitude de 25° às 18:30 horas, para observadores localizados na região Sudeste, e ficará abaixo do horizonte às 20:20 horas. Teremos portanto menos de duas horas de observação. Será uma boa oportunidade para comparar a diferença de aparência entre uma estrela e um planeta com magnitudes similares vistos pela ocular de um telescópio.
A observação será entretanto um grande desafio devido ao pequeno diâmetro de Marte e baixa altitude, cada vez menor a cada instante. Será necessário grande ampliação e o foco será difícil devido à turbulência atmosférica próximo do horizonte.
Recomendamos o uso de uma combinação de telescópio e ocular que permita elevada ampliação (e.g. 120 vezes) com grande campo de visão (e.g. FoV de 1°). A localização e identificação será muito fácil pois estarão a apenas 5° acima do planeta Vênus que estará muito brilhante, com magnitude de -4.36.
Será possível ver os três astros no campo de visão de um binóculo. Podemos considerar este evento uma despedida temporária, pois Marte estará visível a Oeste somente até final de Setembro de 2023, estando mais baixo no horizonte acada dia. Voltará a ser visível apenas em Janeiro de 2024, a Leste, um pouco antes do amanhecer. Desejamos a todos um céu limpo e excelente noite de observação.
Álvaro Borges
alvaromborges54@gmail.com
08/07/2023
______________________________________
Interessado em também se tornar um "Astrônomo Observacional Amador" certificado pela Comissão Clube Messier-Polman, da União Brasileira de Astronomia? Junte-se à nós!
Clique aqui e faça seu cadastro! Torne-se um colaborador da Comissão Clube Messier-Polman!
Aqui, "um ajuda o outro"!
Nenhum comentário:
Postar um comentário