01/04/2020

GALERIA DOS NOTÁVEIS

Wilson Schimidt, uma "LENDA"

    
     Todos nós, que desenvolvermos determinada atividade, sempre nos espelhamos, ou nos motivamos em outros bem sucedidos nessa determinada atividade. Inclusive, até os entendemos uma "lenda" naquilo que fizeram. 

     O Wilson Schimidt é uma dessas "lendas" no Clube Messier-Polman. Afinal, só aqueles que conseguiram observar TODOS os objetos Messier sabe o quanto esse reconhecimento em ter atingido o 3º Grau é uma mistura de satisfação versus trabalho duro. Quanto a isto, irei aqui relatar uma reflexão de cunho pessoal: Quando adentramos na quantidade um pouco acima da metade das metas do 2º Grau, isso equivale uns 40 registros dos Messier, começamos a nos confundir em quem é quem dos Messier dispostos em determinadas regiões da Abobada Celeste. Principalmente em regiões onde existem vários Messier, e alguns deles se mostram muito semelhantes quando vistos na ocular do nosso instrumento. Acreditem, sempre ocorre o pensamento de que estamos errando nas identificações, e nossa mente começa a projetar os primeiros pensamentos de que não conseguiremos chegar nas metas da Certificação do 3º Grau. Mas, sejam perseverantes. Nesse instante, pare um pouco nas observações e tente relaxar por um momento, e depois retorne para a sua "caça".  
       Assim sendo, relatos de época como este ao lado do Wilson Schimidt, que foi escrito em carta de 1980, endereçada ao Presidente da União Brasileira de Astronomia - U.B.A., o saudoso Mestre Polman, deve ser feito a leitura mais de uma vez para servir de inspiração em avançarmos mais e mais nas nossas observações e registros. Notem as dificuldades que temos quando adentrarmos nas metas do 3º Grau. Atentem o quanto é importante fazermos uso de uma postura rígida das técnicas observacionais onde buscar um melhor posicionamento, e movimento do nosso instrumento é de fundamental importância para termos exito. Estando nós nas metas do 3º Grau, PACIÊNCIA, e CONCENTRAÇÃO são elementos nos quais jamais podemos esquecer.  Se espelhem nesse relato desde já nas suas observações. Faça uso dessas dicas nas primeiras observações dos Messier que vem realizando. Treine ainda cedo. Pois, quando galgar as metas de outros graus, você vai ter melhores condições para chegar ao topo dos "lendários" do Clube Messier-Polman. Esse objetivo não se trata de "alimentar egos". Na verdade, ao atingirmos esse objetivo final com a obtenção do 3º Grau, nada mais é do que uma satisfação pessoal enorme de um trabalho dedicado com muita persistência. Afinal, não tem como se chegar ao 3º Grau sem ser no minimo em UM ANO de observações sistemáticas (sem grandes interrupções). 
     Entenderam, quando um de nós atinge as metas do 3º Grau sermos enquadrados como uma "lenda" nos Messier?

ABAIXO UMA CRONOLOGIA DOS FEITOS DO PRIMEIRO MEMBRO DO CLUBE MESSIER EM TER CHEGADO AO CERTIFICADO DE 3º GRAU:

11 de Dezembro de 1979

23 de Outubro de 1979


Reconhecimento por ter atingido as metas da Certificação de 3º Grau, no relatório do Biênio 1979/1981


Nenhum comentário:

Postar um comentário